Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18757
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em estabelecimentos comerciais no município de Macaé, RJ
Author(s)/Inventor(s): Fernandes, Rayane Alvarenga
Advisor: Braga, Fernanda Amorim de Morais Nascimento
Co-advisor: Christoffel, Marialda Moreira
Abstract: Objetivo: analisar o cenário da cidade de Macaé na comercialização de fórmulas infantis e produtos de puericultura, segundo o contexto da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Método: pesquisa transversal e observacional, por meio de um censo em farmácias /drogarias, supermercados e lojas de enxoval para bebês, que comercializam produtos abrangidos pela NBCAL, realizada no período entre fevereiro e maio de 2022. A coleta de dados se deu por observação direta, realizada em três momentos diferentes, no mesmo estabelecimento comercial, para fins de comparação geral e individual, com intervalo de uma semana entre as visitas. Resultados: foram avaliados dez estabelecimentos comerciais: duas lojas de enxoval para bebês, quatro farmácias e quatro supermercados. Não foram encontradas qualquer infração nas lojas de enxoval para nenhum dos produtos analisados, enquanto as farmácias/drogarias e supermercados apresentaram ao menos um tipo de infração. As farmácias foram os estabelecimentos com pior análise, visto que todas apresentaram algum tipo de infração (100%) para as fórmulas infantis e 50% para os bicos, chupetas, mamadeiras e protetores de mamilo). Quanto aos supermercados, apenas um (25%) apresentou infração para ambos os produtos analisados. Conclusão: O estudo mostrou que os estabelecimentos realizavam promoção comercial ilegal de fórmulas infantis e produtos correlatos e o tipo de infração cometida foi: descontos especiais e exposição especial. É fundamental informar e capacitar os funcionários dos estabelecimentos quanto a NBCAL para garantir as mulheres em processo de amamentação segurança e decisão sobre alimentação de seus filhos.
Keywords: Aleitamento materno
Substitutos do leite humano
Comercialização de produtos
Publicidade
Legislação
Breast feeding
Breast-milk substitutes
Products commerce
Advertising
Legislation
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Jun-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: FERNANDES, Rayane Alvarenga. Promoção comercial de produtos que competem com o aleitamento materno em estabelecimentos comerciais no município de Macaé, RJ. 2022. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAFERNANDES.pdf494.19 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.