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http://hdl.handle.net/11422/18797
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Valle, Maria Letícia Murta | - |
dc.contributor.author | Roitman, Tamar | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T22:13:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:27Z | - |
dc.date.issued | 2011-02 | - |
dc.identifier.citation | ROITMAN, Tamar. Influência do teor de biodiesel no desempenho do motor diesel: atomização. 2011. 75 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18797 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Biodiesel | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Atomização | pt_BR |
dc.title | Influência do teor de biodiesel no desempenho do motor diesel: atomização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7330740326560785 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8427668316443202 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alhadeff, Eliana Mossé | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7552405542473744 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Freire, Estevão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0651256832424158 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Couto, Maria Antonieta Peixoto Gimenes | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6932332009485079 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é investigar os efeitos da adição de biodiesel ao diesel no comportamento do spray e nas características da atomização do jato de combustível. Equações teóricas e empíricas foram empregadas na previsão do comportamento do spray dentro da câmara de combustão. As propriedades físicas do combustível descritas como sendo as que mais afetam a atomização são: densidade, viscosidade e tensão superficial. As características da atomização das misturas diesel/biodiesel e destes puros foram analisadas em termos da distribuição de diâmetros das gotas, do tempo de ruptura, do alcance e do ângulo de cone. Foram avaliados dois tipos de biodiesel comercial de soja, um obtido pela rota etílica e outro pela rota metílica e misturas contendo até 75% em peso de biodiesel. O biodiesel apresenta valores de densidade, viscosidade e tensão superficial superiores ao óleo diesel. As diferenças estruturais dos dois tipos de biodiesel, decorrentes de diferentes rotas de obtenção e processamento, não representaram diferenças significativas nos resultados. A adição de biodiesel em teores de 25% em peso não implicou em efeitos pronunciados na previsão da qualidade da atomização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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