Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18808
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Projeto conceitual de planta de aminas para remoção industrial de H2S do gás natural
Author(s)/Inventor(s): Henriques, Cristina Vicente
Carneiro, Mariah Couzzi
Advisor: Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini
Co-advisor: Falcão, Pedro Wagner de Carvalho
Abstract: O Brasil e o mundo estão cada vez mais preocupados e conscientizados em relação ao meio ambiente e é por isso que, cada vez mais, temos legislações ambientais mais restritivas. Dentre estas, temos a preocupação cada vez maior com a redução de emissão de enxofre e CO2. O objetivo do seguinte trabalho é a realização de um projeto conceitual de uma unidade de remoção de H2S utilizando soluções de amina, buscando assim atender a legislação brasileira, mais especificamente a do Estado do Rio de Janeiro. A corrente utilizada no trabalho é uma corrente real de GN retirada de um poço localizado ao Norte do Qatar[2]. O escopo do projeto inclui a elaboração do PFD (Process Flow Datasheet) com os principais equipamentos, simulação da unidade utilizando o software comercial UniSim Design (Honeywell), possibilitando assim a definição de parâmetros operacionais, cálculo do custo preliminar utilizando a metodologia disponível na literatura [16] e com isto possibilitar a comparação e escolha entre os seis casos propostos no trabalho. Os casos A,B,C,D,E e F são respectivamente utilizando DEA com as duas colunas de prato; DEA com as duas colunas de recheio (dois casos pois foram utilizados dois tipos de recheio diferentes) ; MDEA com as duas colunas de prato e por fim MDEA com as duas colunas de recheio (dois recheios diferentes). Como resultados, obteve-se o menor custo total ao se trabalhar com torres de recheios randômicos do tipo IMTP e utilizando DEA como solvente.
Keywords: Gás Natural
Aminas
Sulfeto de hidrogênio
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HENRIQUES, Cristina Vicente; CARNEIRO, Mariah Couzzi. Projeto conceitual de planta de aminas para remoção industrial de H2S do gás natural. 2011. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CVHenriques.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.