Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18811
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Uma horta urbana indígena: ferramenta de pensamento arquitetônico
Author(s)/Inventor(s): Melo, Priscila Freitas Martins de
Advisor: Polizzo, Ana Paula
Co-advisor: Mendo Pérez, Maria Ayara
Abstract: Trata-se de um trabalho teórico, misturando atravessamentos entre arquitetura e antropologia e reflexões sobre o fazer e pensar em arquitetura. Tendo em vista a horta Dja Guata Porã cultivada no condomínio Zé Kéti, parte do programa nacional de habitação Minha Casa Minha Vida – Faixa 01, localizado no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro. Realizado junto a Niara do Sol, indígena da etnia Kariri Xocó e Dauá, indígena da etnia Puri. Moradores do condomínio MCMV e parte da Aldeia Vertical. A Aldeia Vertical trata-se de um grupo multiétnico residente de um dos blocos do condomínio. A mudança para o conjunto habitacional ocorreu após a remoção forçada da Aldeia Maracanã, no ano de 2013. O objetivo do trabalho é abrir perguntas e contribuir para a valorização do mundo indígena enquanto referência epistêmica dentro do campo da arquitetura e urbanismo.
Keywords: Urbanismo
Antropologia
Indígenas
Horta
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Production unit: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MELO, Priscila Freitas Martins de. Uma horta urbana indígena: ferramenta de pensamento arquitetônico. 2021. 134 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PFMMelo.pdf44.41 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.