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dc.contributor.advisorCarelli, Alain Cognac-
dc.contributor.authorOliveira, Louise Borges Kling Leal de-
dc.contributor.authorLima, Nádia Helena-
dc.date.accessioned2022-10-21T19:12:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:29Z-
dc.date.issued2010-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Louise Borges Kling Leal de; LIMA, Nádia Helena. Otimização e controle de mistura em linha para certificação de produtos de refinarias de petróleo. 2010. 70 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18925-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÓleo dieselpt_BR
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectOtimização da produçãopt_BR
dc.titleOtimização e controle de mistura em linha para certificação de produtos de refinarias de petróleopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7999675269594467pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9829019318465333pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Souza Júnior, Maurício Bezerra de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4530858702685674pt_BR
dc.contributor.referee1Joly, Marcel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8838226392681011pt_BR
dc.contributor.referee2Pinto, José Carlos Costa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6479420970768737pt_BR
dc.contributor.referee3d'Avila, Luiz Antonio-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6968944041586222pt_BR
dc.description.resumoA infraestrutura de transporte brasileira é caracterizada por uma malha essencialmente rodoviária. Deste modo, o óleo diesel torna-se o derivado de petróleo de maior importância no país e as refinarias frequentemente operam buscando maximizar a produção deste combustível. Além disso, a crescente preocupação com as condições ambientais faz com que as especificações impostas a estes produtos se tornem cada vez mais rígidas. Dentre estas especificações uma de interesse especial é a concentração de enxofre, uma vez que a sua presença nos combustíveis pode gerar poluentes extremamente tóxicos. Atualmente no Brasil são produzidos três tipos de diesel, S1800, S500 e S50, que diferem basicamente na quantidade de enxofre presente. Na tentativa de balancear um lucro máximo com a certificação do produto, a otimização torna-se uma ferramenta poderosa, teoricamente capaz de obter a melhor solução dentre todas as soluções existentes, garantindo, assim, um lucro máximo e um produto dentro das especificações desejadas. O presente trabalho teve como objetivo estudar os efeitos de diferentes estratégias de otimização na mistura em linha de diversas correntes de derivados de petróleo, para produzir óleo diesel. Particularmente, foi analisado o processo de produção de dois tipos de diesel, S1800 e S500, através da mistura de cinco correntes diferentes: diesel pesado, diesel leve, diesel hidrotratado, querosene e nafta pesada. Estas correntes são misturadas em um misturador em linha, e enviadas para um tanque de armazenamento, o qual é, posteriormente, certificado e vendido. Avaliou-se o desempenho de três estratégias de otimização distintas, uma estratégia “feedback”, na qual os cálculos foram realizados baseando-se na diferença entre as características medidas e desejáveis para o produto, uma estratégia “feedforward”, onde as características das correntes de entrada foram utilizadas para os cálculos da otimização e uma estratégia híbrida, em que os princípios de otimização “feedback” e “feedforward” foram combinados. A comparação entre os dois tipos de diesel estudados mostrou que a produção de diesel S500 pode levar a lucros mais elevados que a produção de diesel S1800. Por outro lado, manter as propriedades do produto dentro das especificações é mais complicado na produção de diesel S500. A respeito das estratégias de otimização, ainda que a otimização “feedback” tenha resultado em um valor maior para a função objetivo, esta técnica provou não ser eficiente em manter as especificações do produto. Considerando os custos elevados relacionados à instalação e ao manuseio dos equipamentos de medida necessários para a otimização “feedforward”, este estudo conclui que a estratégia de otimização híbrida promove o melhor equilíbrio entre lucro e qualidade do produto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA DO PRODUTO::DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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