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dc.contributor.advisorBorschiver, Suzana-
dc.contributor.authorMassari, Renato Benitez-
dc.date.accessioned2022-10-21T21:12:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:29Z-
dc.date.issued2010-09-
dc.identifier.citationMASSARI, Renato Benitez. Mudança de gestão na área de suprimentos do centro de serviços compartilhados da Vale. 2010. 115 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18929-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão de processospt_BR
dc.titleMudança de gestão na área de suprimentos do centro de serviços compartilhados da Valept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9279812350120595pt_BR
dc.contributor.referee1Perlingeiro, Carlos Augusto Guimarães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6583682324280544pt_BR
dc.contributor.referee2Coimbra, Marcella Almeida-
dc.contributor.referee3Ferreira, Bianca Ebendinger-
dc.description.resumoPara suportar o crescimento expressivo da Vale nos últimos anos, a Área de Suprimentos do Centro de Serviço Compartilhados sentiu a necessidade de aperfeiçoar o modelo de gestão de seus processos. Tendo isso em vista, implementou um modelo de gestão de Suprimentos mundialmente aplicado em empresas de grande porte: “Procurement Factory”, do inglês Fabrica de Compras. Tal modelo consiste na centralização da inteligência de compras em gestores separados por categoria, amparados por um grupo descentralizado de compradores responsáveis por suas transações. Para que este modelo fosse implementado com sucesso foi necessário o desenvolvimento de uma ferramenta capaz de fazer a integração territorial entre as diversas áreas descentralizadas de compras e os seus respectivos gestores de categoria, além de promover a visibilidade do atendimento dos Processos de Compra para às áreas clientes. Visando atender as necessidades geradas com a mudança de gestão, foram utilizadas metodologias modernas de mapeamento e modelagem de processos, culminando na criação e implementação da PAPex – Plataforma de Atendimento de Processos – Extreme Edition,. Ferramenta que suporta até os dias de hoje a operação integrada das Áreas de Suprimentos em todo o território nacional e, recentemente implementada com sucesso na Vale Canadá (Níquel). Dentre as vantagens observadas desde a implantação da PAPex, podemos mencionar o ganho de produtividade das equipes como um todo, a melhoria nos prazos médios de atendimento e, principalmente, através do acumulo do conhecimento inerente a armazenagem estruturada do histórico dos Processos de Compra, a criação de uma base de inteligência de Compras, gerando melhorias continuas nas etapas de negociação e conseqüente homologação de novos Processos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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