Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18930
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O impacto da profissionalização da gestão dos clubes de futebol: um estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo
Author(s)/Inventor(s): Xavier, José Vitor Ferreira
Advisor: Barcaui, André Baptista
Abstract: A profissionalização dos clubes de futebol é um tema que vem ganhando destaque no Brasil devido as grandes cifras que o esporte vem movimentando no século XXI. As cifras ganham ainda mais importância quando os resultados esportivos passam a acompanhar a organização e os resultados financeiros de um clube. Baseada nessa relação, a pesquisa teve como objetivo analisar o modelo de gestão utilizado pelo Clube de Regatas do Flamengo, apontando, os marcos históricos que levaram a profissionalização, os métodos de gestão para controle da dívida e as formas de maximização da receita utilizados pelo clube. Para isso, a pesquisa foi estruturada em um estudo de caso. Os resultados foram obtidos através da análise da evolução dos dados do clube a partir de 2013, como receita, gastos com salários, dívidas, valor de mercado do time, desempenho esportivo, entre outros que explicam como a profissionalização ajudou o Flamengo a conquistar diversos títulos.
Keywords: Futebol
Clube de Regatas do Flamengo
Profissionalização
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Sep-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: XAVIER, José Vitor Ferreira. O impacto da profissionalização da gestão dos clubes de futebol: um estudo de caso do Clube de Regatas do Flamengo. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JVFXavier.pdf482.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.