Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/18931
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorSilva, Juliana Correia Ribeiro da-
dc.date.accessioned2022-10-24T13:04:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Juliana Correia Ribeiro da. Teoria X prática: uma análise da correlação entre educação financeira nas faculdades e a adoção de práticas saudáveis de gestão do dinheiro. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18931-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento financeiropt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectHábitos de consumopt_BR
dc.titleTeoria X prática: uma análise da correlação entre educação financeira nas faculdades e a adoção de práticas saudáveis de gestão do dinheiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0848696470330673pt_BR
dc.description.resumoA Educação Financeira permite que os indivíduos possam ter um relacionamento com o dinheiro de forma saudável, o planejamento financeiro se torna um fundamental aliado para ter melhores resultados. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, empírica, bibliográfica, com aplicação de um questionário fechado, com o objetivo geral de apresentar a percepção do conhecimento em educação financeira e sua consequente influência nos hábitos de consumo dos indivíduos. O universo da pesquisa é composto por universitários do Rio de Janeiro. A amostra possui um total de 253 respondentes e foi definida pelo critério de conglomerados e acessibilidade. A pesquisa pode constatar que há indicativos que os universitários possuem a percepção de possuírem o conhecimento em educação financeira, apesar de grande parte da amostra não possuir matérias relacionadas a educação financeira na faculdade. A grande dificuldade encontrada pelos universitários é o planejamento financeiro, que apesar de possuírem o conhecimento, não é colocado em prática no dia a dia. Constatou que os universitários gostariam de aprender mais sobre educação financeira e não controlam seus gastos de forma eficiente. Algumas variáveis deixaram evidente sua influência nestes resultados, como renda familiar, nível de escolaridade dos pais e idade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JCRSilva.pdf662.52 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.