Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/18931
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Luiz Carlos | - |
dc.contributor.author | Silva, Juliana Correia Ribeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-24T13:04:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:30Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliana Correia Ribeiro da. Teoria X prática: uma análise da correlação entre educação financeira nas faculdades e a adoção de práticas saudáveis de gestão do dinheiro. 2021. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/18931 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Planejamento financeiro | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Hábitos de consumo | pt_BR |
dc.title | Teoria X prática: uma análise da correlação entre educação financeira nas faculdades e a adoção de práticas saudáveis de gestão do dinheiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0848696470330673 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Financeira permite que os indivíduos possam ter um relacionamento com o dinheiro de forma saudável, o planejamento financeiro se torna um fundamental aliado para ter melhores resultados. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva, empírica, bibliográfica, com aplicação de um questionário fechado, com o objetivo geral de apresentar a percepção do conhecimento em educação financeira e sua consequente influência nos hábitos de consumo dos indivíduos. O universo da pesquisa é composto por universitários do Rio de Janeiro. A amostra possui um total de 253 respondentes e foi definida pelo critério de conglomerados e acessibilidade. A pesquisa pode constatar que há indicativos que os universitários possuem a percepção de possuírem o conhecimento em educação financeira, apesar de grande parte da amostra não possuir matérias relacionadas a educação financeira na faculdade. A grande dificuldade encontrada pelos universitários é o planejamento financeiro, que apesar de possuírem o conhecimento, não é colocado em prática no dia a dia. Constatou que os universitários gostariam de aprender mais sobre educação financeira e não controlam seus gastos de forma eficiente. Algumas variáveis deixaram evidente sua influência nestes resultados, como renda familiar, nível de escolaridade dos pais e idade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCRSilva.pdf | 662.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.