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dc.contributor.advisorDiascânio, José Maurício-
dc.contributor.authorSouza, Eliane Alves de-
dc.date.accessioned2022-10-25T21:04:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:30Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Eliane Alves de. A disciplina finanças pessoais do curso de graduação em ciências contábeis e a sua influência nos hábitos financeiros dos estudantes deste curso. 2021. 256 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) - Universidad Columbia Del Paraguay, Assunção, Paraguai, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/18965-
dc.description.abstractLa educación financiera impacta en toda la sociedad, todos necesitan tomar decisiones de esta naturaleza sea individualmente, sea en familia o en conjunto con sus socios comerciales. Decisiones financieras equivocadas provocan insolvencia, aumentan el riesgo de negociaciones comerciales y financieras, elevando el índice de las tasas y aumentando los encargos de este tipo de operación. El tema abordado en esta disertación está volcado hacia la Educación Financiera y tiene como principal reto analizar si la asignatura Finanzas personales de la carrera en Ciencias Contables de la UFRJ influencia los hábitos financieros de los estudiantes del curso, tornándolos consumidores más conscientes y con actitudes financieras más optimizadas. Para recolectar los datos cuantitativos de esta investigación descriptiva, se desarrolló un cuestionario con veintiuna cuestiones cerradas que ha sido aplicado a los estudiantes de la UFRJ. Para la recolección de los datos cualitativos han sido aplicadas tres entrevistas semiestructuradas con docentes de la carrera en Ciencias Contables de la UFRJ. Los resultados demuestran que la disciplina Finanzas Personales influyó en los hábitos financieros de los estudiantes de este curso en los tópicos organización financiera, preocupación con la posterior jubilación, costumbre de ahorrar dinero y pesquisa de precios. A partir de estos datos también se concluyó que los estudiantes que no cursan Finanzas Personales demuestran bajo conocimiento financiero y casi la totalidad de los estudiantes de otras carreras desearían hacerla a lo largo de sus estudios.es
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidad Columbia del Paraguaypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.titleA disciplina finanças pessoais do curso de graduação em ciências contábeis e a sua influência nos hábitos financeiros dos estudantes deste cursopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6847233344000954pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7394150453982868pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Aparecida Monteiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0794790070068858pt_BR
dc.contributor.referee2Sanabria Bogado, Letizia Elena-
dc.contributor.referee3Acha Mendoza, Carlos Sebastián-
dc.description.resumoA educação financeira impacta toda a sociedade, uma vez que todos precisam tomar decisões desta natureza individualmente, ou em família, ou em parcerias comerciais. Decisões financeiras equivocadas provocam a inadimplência, aumentando o risco em transações comerciais e financeiras, elevando a taxa de juros e encarecendo esse tipo de operação. O tema abordado nesta dissertação é voltado para a Educação e tem como principal objetivo analisar se a disciplina Finanças Pessoais do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRJ influencia os hábitos financeiros dos estudantes deste curso, tornando-os consumidores mais conscientes e com atitudes financeiras mais otimizadas. Para o levantamento dos dados quantitativos desta pesquisa descritiva, desenvolveu-se um questionário com vinte e uma questões fechadas que foi aplicado aos graduandos da UFRJ. Para o levantamento de dados qualitativos, foram aplicadas três entrevistas semiestruturadas com docentes de graduação em Ciências Contábeis da UFRJ. Os resultados demonstraram que a disciplina Finanças Pessoais influenciou os hábitos financeiros dos estudantes deste curso nos quesitos organização financeira, preocupação com a futura aposentadoria, hábito de poupar dinheiro e pesquisar preços. A partir dos dados levantados, concluiu-se também que os estudantes que não cursaram Finanças Pessoais demonstraram baixo conhecimento financeiro e que quase a totalidade dos estudantes de outras carreiras desejariam cursá-la na graduação.pt_BR
dc.publisher.countryParaguaipt_BR
dc.publisher.departmentPosgrado Columbiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências da Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUCPpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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