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dc.contributor.advisorZonno, Fabiola do Valle-
dc.contributor.authorSimões, João Victor Assad de Mattos-
dc.date.accessioned2022-10-29T23:36:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:31Z-
dc.date.issued2021-10-
dc.identifier.citationSIMÕES, João Victor Assad de Mattos. Monumento em contexto: estudos entre a orla e o mar. 2021. 120 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19003-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMonumentospt_BR
dc.subjectEntropiapt_BR
dc.titleMonumento em contexto: estudos entre a orla e o marpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Correia, Marina-
dc.description.resumoEste trabalho propõe operar a partir dos cruzamentos existentes entre a ideia de monumento e de arquitetura na paisagem urbana. O trabalho se desenvolve a partir da pesquisa sobre a questão do monumento e seus limites na contemporaneidade, na relação com a noção de “campo ampliado”, apresenta historicamente e analisa monumentos relacionados à arquitetura militar na Baía de Guanabara, produz registros fotográficos como meios para interpretar o contexto da Ilha da Boa Viagem e seu entorno, onde são propostas intervenções situadas, entre a orla e o mar. Os escritos do artista Robert Smithson exploram o cruzamento entre os campos da escultura e da arquitetura no início da década de 1960, propondo novas leituras do monumento na contemporaneidade, abordando uma visão temporal do lugar e seu processo de entropia. Smithson apresenta uma visão situacional capaz de repensar os campos da escultura e da arquitetura a partir de narrativas imagéticas e textuais, usadas como referências operativas no desenvolvimento desta pesquisa, construídas entre fotografias e escritos, no limite do ficcional, problematizando os sentidos de tempo e permanência. O trabalho propõe analisar, sob diversas escalas e meios, os monumentos presentes na paisagem da Baía de Guanabara, em um espaço “entre” a pesquisa teórica e a prática. As intervenções se apresentam como estudos sobre a orla de Boa Viagem - Niterói, compondo uma constelação de fragmentos reunidos como possíveis espaços de acontecimentos que tangenciam o complexo arquitetura-escultura-paisagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

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