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http://hdl.handle.net/11422/19022
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Izaga, Fabiana Generoso de | - |
dc.contributor.author | Machado, Mariana de Assumpção | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-02T21:44:29Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Mariana de Assumpção. Centralidades do Transcarioca. 2021. 184 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19022 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Corredor expresso BRT | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento urbano | pt_BR |
dc.subject | Desapropriação | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.title | Centralidades do Transcarioca | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Almeida, Rodrigo D’Avila Lyra | - |
dc.description.resumo | O BRT Transcarioca articula a conexão entre a zona norte e a zona oeste da cidade. Por atravessar áreas já consolidadas, a implementação do BRT acarretou em desapropriações que causaram uma desestruturação nos bairros cortados o que ocasionou interferências no tecido urbano. Seus territórios são fundamentais para o reordenamento do espaço público, com projetos urbanos que integrem e garantam a qualidade das intervenções realizadas para a renovação de sua infraestrutura. O BRT enfrenta questionamentos quanto a sua capacidade de prover uma mobilidade adequada em escala regional e há um aspecto levantado em relação a esse transporte na qual ele tem aptidão para alavancar investimentos por meio do DOT. Portanto, a melhoria desse cenário se dá pela recuperação deste tecido urbano no entorno dos corredores do BRT utilizando estratégias de planejamento. Este trabalho busca definir projetos urbanos que melhor integrem o BRT com as suas pré existências utilizando o conceito do TOD, que no entorno de estações busca atingir dois objetivos: dar diretrizes de intervenções urbanas para uma melhor ocupação da região e atrair usuários para o transporte público, integrando os modos de transporte coletivo e ocupação do solo por meio do adensamento de áreas urbanas, e com foco em estudos de novas centralidades dentro do eixo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Arquitetura e Urbanismo |
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