Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19022
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIzaga, Fabiana Generoso de-
dc.contributor.authorMachado, Mariana de Assumpção-
dc.date.accessioned2022-11-02T21:44:29Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:32Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMACHADO, Mariana de Assumpção. Centralidades do Transcarioca. 2021. 184 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19022-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCorredor expresso BRTpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbanopt_BR
dc.subjectDesapropriaçãopt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.titleCentralidades do Transcariocapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Almeida, Rodrigo D’Avila Lyra-
dc.description.resumoO BRT Transcarioca articula a conexão entre a zona norte e a zona oeste da cidade. Por atravessar áreas já consolidadas, a implementação do BRT acarretou em desapropriações que causaram uma desestruturação nos bairros cortados o que ocasionou interferências no tecido urbano. Seus territórios são fundamentais para o reordenamento do espaço público, com projetos urbanos que integrem e garantam a qualidade das intervenções realizadas para a renovação de sua infraestrutura. O BRT enfrenta questionamentos quanto a sua capacidade de prover uma mobilidade adequada em escala regional e há um aspecto levantado em relação a esse transporte na qual ele tem aptidão para alavancar investimentos por meio do DOT. Portanto, a melhoria desse cenário se dá pela recuperação deste tecido urbano no entorno dos corredores do BRT utilizando estratégias de planejamento. Este trabalho busca definir projetos urbanos que melhor integrem o BRT com as suas pré existências utilizando o conceito do TOD, que no entorno de estações busca atingir dois objetivos: dar diretrizes de intervenções urbanas para uma melhor ocupação da região e atrair usuários para o transporte público, integrando os modos de transporte coletivo e ocupação do solo por meio do adensamento de áreas urbanas, e com foco em estudos de novas centralidades dentro do eixo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAMachado.pdf19.7 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.