Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19053
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScheffel, Marcos Vinícius-
dc.contributor.authorAguiar, Daniele Rosa Oliveira-
dc.date.accessioned2022-11-04T16:49:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:32Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19053-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectLiteratura indígenapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleContar histórias indígenas e formar leitores: uma leitura de Histórias de Índio, de Daniel Munduruku, e Apenas um Curumim, de Werner Zotzpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorIDhttp://lattes.cnpq.br/5291324246017765pt_BR
dc.description.resumoEsta monografia discute a importância da literatura infantil de temática indígena na formação do leitor crítico. Primeiramente, a pesquisa busca apresentar a história da literatura infantil, abordando o surgimento desse gênero literário no ocidente e, posteriormente, no Brasil. Nesse itinerário, há um enfoque a respeito da representação indígena nos livros infantis, a fim de compreender as diferentes visões que os definiam com estigmas e estereótipos até o momento de mudança de paradigmas quando as próprias vozes indígenas têm a oportunidade de compartilhar sua cultura com o universo literário. Em um segundo momento, a pesquisa discorre a respeito da tríade literatura, escola e temática étnico-racial, abordando questões relacionadas aos desafios do ensino de literatura, a fim de pensar na tarefa de formar leitores críticos em um contexto de diversidade. Posteriormente, esta pesquisa pretende analisar as obras Histórias de Índio, de Daniel Munduruku, e Apenas um curumim, de Werner Zotz, destacando as contribuições literárias, culturais e estéticas na produção desses escritores. Metodologicamente pretende-se realizar uma pesquisa de levantamento bibliográfico, utilizando como material de análise os textos desenvolvidos por estudiosos que também se dedicaram à discussão do tema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DROAguiar.pdf664.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.