Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19053
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scheffel, Marcos Vinícius | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Daniele Rosa Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-04T16:49:49Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:32Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19053 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Literatura indígena | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Contar histórias indígenas e formar leitores: uma leitura de Histórias de Índio, de Daniel Munduruku, e Apenas um Curumim, de Werner Zotz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | http://lattes.cnpq.br/5291324246017765 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia discute a importância da literatura infantil de temática indígena na formação do leitor crítico. Primeiramente, a pesquisa busca apresentar a história da literatura infantil, abordando o surgimento desse gênero literário no ocidente e, posteriormente, no Brasil. Nesse itinerário, há um enfoque a respeito da representação indígena nos livros infantis, a fim de compreender as diferentes visões que os definiam com estigmas e estereótipos até o momento de mudança de paradigmas quando as próprias vozes indígenas têm a oportunidade de compartilhar sua cultura com o universo literário. Em um segundo momento, a pesquisa discorre a respeito da tríade literatura, escola e temática étnico-racial, abordando questões relacionadas aos desafios do ensino de literatura, a fim de pensar na tarefa de formar leitores críticos em um contexto de diversidade. Posteriormente, esta pesquisa pretende analisar as obras Histórias de Índio, de Daniel Munduruku, e Apenas um curumim, de Werner Zotz, destacando as contribuições literárias, culturais e estéticas na produção desses escritores. Metodologicamente pretende-se realizar uma pesquisa de levantamento bibliográfico, utilizando como material de análise os textos desenvolvidos por estudiosos que também se dedicaram à discussão do tema. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DROAguiar.pdf | 664.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.