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dc.contributor.advisorMelo, Sandra Cordeiro de-
dc.contributor.authorFernandes, Jéssica Cristina Mascarenhas-
dc.date.accessioned2022-11-09T17:14:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.identifier.citationFERNANDES, Jéssica Cristina Mascarenhas. Agente de apoio à educação especial: uma análise sobre as atribuições e as práticas no processo de inclusão em educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19090-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectInclusão em educaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.titleAgente de apoio à educação especial: uma análise sobre as atribuições e as práticas no processo de inclusão em educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Santiago, Mylene Cristina-
dc.contributor.referee2Santos, Mônica Pereira dos-
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo analisar o cargo de Agente de Apoio à Educação Especial (AAEE), delimitando os aspectos práticos desenvolvidos pelos agentes. Compreendemos o papel do cargo no processo de inclusão em educação, e com base nos dados levantados mapeamos os principais desafios da função. O trabalho busca uma relação entre as ações desempenhadas pelos agentes e as respectivas atribuições previstas no edital do concurso. Além disso, são apontadas soluções para minimizar aspectos do trabalho que os agentes consideram desafios a serem superados. Para realização do trabalho, optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo (MINAYO, 2003; LUDORF, 2004), que combina a análise documental (CELLARD, 2008) e o relato de experiências, com o uso do diário de campo e entrevistas com AAEE’s do munícipio do Rio de Janeiro (FALKEMBACH, 1987; LUDKE E ANDRÉ, 1986). Quanto ao aporte teórico, autores como SANTOS (2003) e SANTOS & PAULINO (2006) norteiam nossas concepções dos estudos sobre o processo de Inclusão e Educação Especial, quando abordamos as questões relacionadas ao cargo de AAEE, utilizamos essencialmente documentos oficiais, como BRASIL (2009) e PCRJ (2012; 2013 e 2014). A análise dos dados aponta para uma defasagem entre o que é proposto no edital do concurso, e o que os agentes desempenham cotidianamente, sinalizando que as atribuições iniciais do cargo já foram superadas na prática. Mostra-se necessário maior valorização do cargo, incluindo a correção da escolaridade da categoria por meio do enquadramento no magistério, com o objetivo principal de fortalecer as práticas de inclusão em educação. Conclui-se que a comunidade escolar como um todo se beneficiaria, considerando que toda escola pode ter um profissional específico para apoiar e planejar com o professor regente, oferecendo suporte pedagógico e prático aos processos de inclusão específicos da instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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