Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19091
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorSouza, Taise Mello da Mata de-
dc.date.accessioned2022-11-09T17:16:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2020-11-05-
dc.identifier.citationSOUZA, Taise Mello da Mata de. Aula igual, sala plural: uma análise acerca do cotidiano na educação de jovens e adultos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19091-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPluralidadept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAula igual, sala plural: uma análise acerca do cotidiano na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Conceição, Deise Guilhermina da-
dc.contributor.referee2Souza, Marta Lima de-
dc.description.resumoEsta monografia apresenta uma pesquisa sobre as práticas homogeneizantes de ensino e a pluralidade de perfis presentes nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Partirei da minha trajetória de formação com a EJA para conhecer as narrativas e experiências desses estudantes. O estudo traz como questionamento o porquê dessas práticas de ensino não atenderem às necessidades individuais dos estudantes da EJA. Os objetivos do trabalho foram analisar as políticas públicas para a educação e para a formação de professores e refletir acerca do distanciamento dessas políticas dos cotidianos dos estudantes dessa modalidade de ensino. Parto da hipótese de que os currículos da educação básica regular não atendem às demandas e especificidades do público da EJA. Com o objetivo de investigar tal problemática, analiso de que forma a EJA tem sido abordada nas políticas públicas. Em seguida, parto das histórias de vida de personalidades com o objetivo de mostrar o quão singulares são as trajetórias dessas pessoas, o que contribui para o entendimento de que a EJA não é um espaço para a educação no atacado, para metodologias e didáticas universalizantes. Nessa pesquisa, faço um estudo teórico que tratará do histórico, dos conceitos, abordagens e marcos da legislação que normatiza a EJA no país. No campo metodológico, parto dos movimentos propostos por Alves (2001) para tecer meu modo de pesquisar. Apresento as contribuições de Freire, Paiva e Oliveira, além de situar a EJA historicamente e normativamente no Brasil. Apresento também os registros e apontamentos feitos em meu diário de campo durante a experiência de estágio na EJA. Tratam-se de narrativas de pesquisa, tecendo algumas análises sobre a dificuldade de estudantes da EJA em se adaptar aos modos de ensinar propostos. Como conclusões, destaco que as singularidades dos estudantes não são elencadas como fator de relevância na organização dos modos de ensinar na EJA. Os sentidos da EJA (conceito em disputa), o histórico brasileiro que privilegia práticas educativas dedicadas exclusivamente à transmissão de conteúdos e a burocracia a que são submetidos muitos educadores são algumas das condições que dificultam o atendimento às especificidades dos estudantes da EJA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMello.pdf521.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.