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dc.contributor.advisorMoura, Ana Paula Abreu-
dc.contributor.authorDiniz, Andressa Vitória da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-09T18:08:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationDINIZ, Andressa Vitória da Silva. Entre legislação e práticas pedagógicas: a difícil tarefa de garantir o direito à educação nas escolas das prisões. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19096-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.titleEntre legislação e práticas pedagógicas: a difícil tarefa de garantir o direito à educação nas escolas das prisõespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.referee2Moreno, Rosangela Carrilo-
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico intitulado “Entre legislação e práticas: a difícil tarefa de garantir o direito à educação nas escolas nas prisões” teve como objetivo compreender como a educação no cárcere está sendo tratada pela legislação brasileira e como estes profissionais trabalham dentro destes espaços, dado as diferentes abordagens das quais lançam mão a prática docente. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi utilizado como procedimentos metodológicos: análise documental, levantamento bibliográfico acerca do tema e questionário respondido por professoras, ex-professoras e coordenadora de uma escola localizada dentro de uma prisão do Rio de Janeiro. O trabalho foi organizado em três capítulos: O primeiro, um estudo bibliográfico utilizando autores como Goffman (2013),Freire (1987, 1992), Graciano e Schiling (2008); Julião (2016), Marcondes (2008), Onofre (2015) e Oliveira (2013) nos auxiliando a compreender o significado da “privação da liberdade” na vida dos indivíduos, a partir da inserção deles nas variações de instituições que são feitas para este fim, além de pesquisar a educação nas prisões e expor a precariedade, imposições do sistema, e limitações que o processo educativo encontra nesse espaço; o segundo trazendo grandes contribuições para pensarmos a educação e sua relação com o processo de humanização/desumanização dos sujeitos, constituído a partir da análise documental da legislação direcionada para a área específica, a fim de comparar decretos, resoluções e diretrizes que permeiam assistência educacional para os apenados. E, por fim, o terceiro capítulo, trazendo as falas dos profissionais que estão inseridos no sistema, quando buscamos entender um pouco mais das práticas educativas e das trajetórias dos profissionais que atuam nas escolas do sistema prisional. Ao longo de todo o trabalho, foi possível identificar que entre legislações e práticas, a garantia do direito à educação nas prisões ainda é uma árdua tarefa, que exige esforços conjuntos de vários setores da sociedade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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