Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19104
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Resistência a antimicrobianos em Escherichia coli ST131 de origem hospitalar e comunitária no estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Gabriela Caramano de
Advisor: Moreira, Beatriz Meurer
Co-advisor: Longo, Luís Guilherme de Araújo
Abstract: Amostra s de Escherichia coli são bacilos gram negativos que colonizam o trato intestinal de animais e humanos, encontradas no ambiente e em alimentos. Algumas linhagens produzem fatores de virulência e são capazes de causar infecções em indivíduos no ambiente hospitalar e na comunidade . Além disso, amostras de E. coli são capazes de adquirir diferentes genes de resistência tornando se multirresistentes (MDR). ST131 é um clone pandêmico de E. coli dentre os mais estudados devido à sua associação com resistência a antimicrobianos e produção de betalactamases de espectro estendido (ESBL). A emergência global do clone de E. coli ST131 demonstra o sucesso de sua disseminação, porém a expansão desse clo ne ainda é pouco estudada no Brasil. O objetivo do estudo foi caracterizar amostras de E. coli do ST131 provenientes de infecções associadas a cuidados com a saúde e obtidas na comunidade em diferentes anos no Estado do Rio de Janeiro a fim de comparar a sua frequência e resistência a antimicrobianos. Para compor a coleção do estudo foram selecionadas amostras de E. coli de diferentes hospitais do Rio de Janeiro obtidos de infecção da corrente sanguínea (ICS) e amostras de infecção do trato urinário (ITU) d a comunidade. A seleção de amostras do ST131 foi feita através da técnica de PCR multiplex. Foram realizados antibiogramas para determinação da susceptibilidade a antimicrobianos e produção de ESBL. Os mecanismos de resistência a antimicrobianos foram determinados em testes de PCR para genes de interesse seguindo de sua identificação por sequenciamento. No total 1.741 amostras de E. coli foram analisadas com a prevalência de 10% (187 amostras) do ST131, sendo 2% entre 139 amostras obtidas de ITU em 2005 e 2006; 8% entre 166 amostras de ICS de 2013-2015; 9% entre 499 amostras de ITU de 2015 e 13% entre 937 amostras de ITU de 2019. Esses dados demonstram um aumento na identificação desse ST ao longo dos anos. No presente estudo, somente as amostras do ST131 foram consideradas. Nos resultados encontrados nos testes de susceptibilidade as amostras apresentaram resistência a 15 dos 16 antimicrobianos testados. Os maiores percentuais de resistência foram encontrados para ampicilina (76%; 142 amostras), ciprofloxacina (65%; 120 amostras) e sulfametoxazol/ trimetoprim 44% 83 amostras). Das 187 amostras analisadas, 105 (56%) foram classificadas como MDR. Dessas, 44 amostras eram produtoras de ESBL (42%). A prevalência de ESBL encontrada nas 187 amostras analisadas pelo teste de disco aproximação foi de 24% e dentro das amostras sequenciadas a maioria (64%) apresentou o gene blaCTX-M-15. Os resultados desse estudo evidenciam o sucesso desse clone no estado do Rio de Janeiro, sendo necessários estudos adicionais que auxiliem no controle da disseminação desse do ST131 no Brasil.
Keywords: Escherichia coli
Anti-Infecciosos
beta-Lactamases
Resistência a múltiplos medicamentos
Anti-Infective Agents
Drug Resistance, Multiple
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-May-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, G. C. de. (2021). Resistência a antimicrobianos em Escherichia coli ST131 de origem hospitalar e comunitária no estado do Rio de Janeiro [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCOliveira.pdf1.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.