Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19130
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSouza, Elaine Constant Pereira de-
dc.contributor.authorSilva, Yasmim de Lima Cardoso Batista da-
dc.date.accessioned2022-11-10T19:46:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.identifier.citationSILVA, Yasmim de Lima Cardoso Batista da. Concepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e aluno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19130-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores e alunospt_BR
dc.titleConcepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e alunopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, buscou-se fazer uma análise crítica e reflexiva acerca das relações construídas entre professores e alunos e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem, pautando-se em análises bibliográficas acerca das teorias de desenvolvimento e aprendizagem de Vygotsky, Wallon e Piaget e as concepções históricas sobre educação, além de um questionário para compreender a perspectiva de professores atuantes sobre o impacto da construção das relações no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Dessa forma, através da discussão bibliográfica e do questionário, o principal objetivo deste estudo foi apontar as contribuições da relação dialógica entre professores e alunos para as práticas docentes e na construção da aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que a interação pedagógica entre professor e aluno assume papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, que depende fundamentalmente das interações que se configuram entre eles, portanto, as relações construídas dentro do espaço escolar são potencializadoras no processo educativo, podendo motivar ou não a aprendizagem, a depender da qualidade dela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YSilva.pdf278.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.