Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19130
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.author | Silva, Yasmim de Lima Cardoso Batista da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-10T19:46:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Yasmim de Lima Cardoso Batista da. Concepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e aluno. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19130 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Concepções sobre ensino e aprendizagem e a relação dialógica professor e aluno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, buscou-se fazer uma análise crítica e reflexiva acerca das relações construídas entre professores e alunos e seus impactos no processo de ensino e aprendizagem, pautando-se em análises bibliográficas acerca das teorias de desenvolvimento e aprendizagem de Vygotsky, Wallon e Piaget e as concepções históricas sobre educação, além de um questionário para compreender a perspectiva de professores atuantes sobre o impacto da construção das relações no desenvolvimento do trabalho pedagógico. Dessa forma, através da discussão bibliográfica e do questionário, o principal objetivo deste estudo foi apontar as contribuições da relação dialógica entre professores e alunos para as práticas docentes e na construção da aprendizagem dos estudantes. Conclui-se que a interação pedagógica entre professor e aluno assume papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, que depende fundamentalmente das interações que se configuram entre eles, portanto, as relações construídas dentro do espaço escolar são potencializadoras no processo educativo, podendo motivar ou não a aprendizagem, a depender da qualidade dela. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
YSilva.pdf | 278.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.