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dc.contributor.advisorRazuck, Renata Cardoso Ribeiro de Sá-
dc.contributor.authorBrito, Amanda Gregório de-
dc.date.accessioned2022-11-10T20:43:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationBRITO, Amanda Gregório de. Tradução e interpretação de músicas em Libras no Instagram e Tiktok: uma análise das redes em tempos digitais e seu impacto no ensino da Libras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19133-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectTikTok (Rede social on-line)pt_BR
dc.titleTradução e interpretação de músicas em Libras no Instagram e Tiktok: uma análise das redes em tempos digitais e seu impacto no ensino da Libraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe analisar traduções e interpretações de músicas para Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas redes sociais Instagram e TikTok e compreender seus impactos no ensino da Libras. A introdução aborda sobre a estatística das pessoas Surdas no Brasil, nos dias atuais, tal como os objetivos e as motivações para o desenvolvimento desta monografia. Em seguida, este trabalho foi dividido em 5 capítulos, todos apoiados em autores que abordam a surdez e a musicalidade na vida das pessoas Surdas, a inclusão digital, acessibilidade e as funções do Tradutor Intérprete de Libras/Língua Portuguesa (TILSP) neste contexto. Dentre os autores, destacamos: Araújo (2017); Castro (2011); Silva Neto (2015); Bonilla (2011); Silva & Andrade (2012), dentre outros. No primeiro capítulo são apresentadas as redes sociais, suas ferramentas de acessibilidade e a ocupação dos Surdos nestes espaços. No segundo capítulo, foram exploradas as evoluções digitais na educação Brasileira e o impacto da crescente inclusão digital, assim como a conquista de novas possibilidades interativas. Ainda, este capítulo aborda a evolução dos direitos das pessoas Surdas no Brasil a partir da legislação. No terceiro capítulo são explorados os conceitos de música e musicalidade, assim como a relação dos sujeitos Surdos e a música. Também foi dissertado sobre o papel do TILSP nas interpretações culturais. No quarto capítulo foi abordada e aprofundada a metodologia executada neste trabalho, de caráter qualitativa e quantitativa apoiada nos autores Minayo (1999) e Michel (2005). Além disso, o quarto capítulo apresenta os vídeos selecionados para análise das interpretações de canções nas redes Instagram e TikTok, assim como o perfil dos intérpretes com a quantidade de seguidores e os índices de viralização destes usuários. Ainda, foram apresentadas as perguntas que compunham o formulário anônimo para análise que foi aplicado à turma de graduação em Letras/Libras da UFRJ. No quinto capítulo foi dado início aos resultados e discussões acerca da análise dos resultados obtidos através das respostas ao formulário, discutindo aspectos da compreensão das interpretações musicais. Por fim, nas considerações finais, foi construída uma reflexão acerca dos resultados gerados em todo o processo de escrita. Foi possível verificar que os vídeos produzidos por TILSPs são importantes para efetivar a inclusão nestas redes sociais, mas que necessitam de adequação a alguns aspectos da Libras nas interpretações, a fim de tornar esses vídeos mais compreensíveis aos Surdos e por isso, é necessária uma formação continuada para o TILSP. Ainda, observamos que as ferramentas de acessibilidades criadas pelo Instagram e o TikTok foram essenciais para efetivação desta inclusão e que a colaboração dos ouvintes tiveram impacto na criação da aprimoração destas ferramentas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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