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dc.contributor.advisorConstant, Elaine-
dc.contributor.authorFelacio, Camila Sousa-
dc.date.accessioned2022-11-11T18:31:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:34Z-
dc.date.issued2022-07-11-
dc.identifier.citationFELACIO, Camila Sousa. A formação continuada do PNAIC no estado do Rio de Janeiro: uma experiência de horizontalidade entre a universidade e a escola básica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19151-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Brasil)pt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.titleA formação continuada do PNAIC no estado do Rio de Janeiro: uma experiência de horizontalidade entre a universidade e a escola básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.referee2Cruz, Giseli Barreto da-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos de uma política pública para formação continuada para professores alfabetizadores, como para a formação inicial, com a inserção de futuros pedagogos na avaliação dessa proposta. O eixo central da análise se voltou para os sentidos dados por professores alfabetizadores para troca de experiência como um princípio formativo. Para isso, a análise recorreu aos posicionamentos dos profissionais que participaram da formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em um curso de extensão, no qual priorizou avaliar essa política, em especial, do estado do Rio de Janeiro. O estudo considerou que a política pública se definiu ao longo dos anos, como sua recepção se diferenciou nas redes municipais de educação do Rio. Também mostrou que os professores sugerem uma relação mais horizontal entre a Universidade pública e a Escola Básica, reivindicando a valorização da voz docente e dos saberes profissionais em um processo dialógico, portanto, formativo. Do mesmo modo, os alunos da pedagogia da UFRJ, inseridos nesse movimento, por meio da extensão universitária do PNAIC, passaram a compor uma rede de alfabetizadores. A pesquisa é uma análise qualitativa, a metodologia utilizada é a Análise de Conversa, para entender a voz do professor a partir de suas experiências mediante os desafios no cotidiano da escola básica. O referencial teórico para compor esse projeto se baseia nos conceitos de experiência de Jorge Larrosa (2002), Nóvoa (1992), Freire (1996), Mortatti (2010), Frangella (2016), entre outros. O material coletado para a pesquisa partiram dos debates com os professores formadores do PNAIC/RJ no Curso de Extensão “Um possível diálogo entre a Universidade e a Escola Básica: avaliação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no estado do Rio de Janeiro”, como dos registros escritos apresentados na plataforma virtual intitulada “Espaço Virtual de Aprendizagem – PNAIC/RJ”. O estudo conclui que a formação continuada do PNAIC se mostrou potente, pois formadores, alfabetizadores e futuros professores compartilharam momentos coletivos de reflexão, ampliando o diálogo sobre os diferentes saberes, como políticos e didático-pedagógicos sobre a alfabetização escolar, mobilizando novos paradigmas de formação continuada e instituindo uma rede dialógica de profissionais dedicados à alfabetização escolar no estado do Rio de Janeiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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