Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19158
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Juliana Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T19:41:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Juliana Santos de. A felicidade na educação infantil na visão de Rubem Alves. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19158 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alves, Rubem, 1933-2014 | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | A felicidade na educação infantil na visão de Rubem Alves | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Se não há prazer na função pedagógica, há então uma falha em sua missão. Ao professor cabe a necessidade de ensinar a felicidade e se reconhecer e fazer com que seja reconhecido por seus alunos como um “pastor da alegria”. A pesquisa tem como objetivo entender como é possível inserir a felicidade como uma ferramenta para a aprendizagem dentro da Educação Infantil na concepção das obras de Rubem Alves. A metodologia de pesquisa foi constituída de uma busca documental, de caráter bibliográfico, em meio as bibliografias de Rubem Alves. Como resultados a pesquisa abrangeu o desenvolvimento da criança, por meio do professor que assume a postura de um educador mediador, resgatando através da alegria, afetividade e das brincadeiras, o desenvolvimento infantil, em ambientes de aprendizagem dentro do cotidiano escolar utilizando a felicidade e o lúdico, como proposta de trabalho. Conclui-se na visão de Rubem Alves, que a formação docente na Educação Infantil e a formação continuada contribuem significativamente para o exercício pedagógico, onde os conhecimentos dos aportes teóricos visam influenciar esta prática até os dias atuais e fomentam discussões significativas acerca das temáticas que envolvem o trabalho pedagógico com a Educação Infantil, para fazer com que os alunos reconheçam o educador, promovendo desde cedo o gosto pela vida acadêmica, contribuindo de forma significativa na formação de cidadãos capazes de fazer a diferença em seu meio social. Sendo está a verdadeira função do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JMendonça.pdf | 242.14 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.