Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19158
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorMendonça, Juliana Santos de-
dc.date.accessioned2022-11-11T19:41:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-08-11-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Juliana Santos de. A felicidade na educação infantil na visão de Rubem Alves. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19158-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlves, Rubem, 1933-2014pt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA felicidade na educação infantil na visão de Rubem Alvespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoSe não há prazer na função pedagógica, há então uma falha em sua missão. Ao professor cabe a necessidade de ensinar a felicidade e se reconhecer e fazer com que seja reconhecido por seus alunos como um “pastor da alegria”. A pesquisa tem como objetivo entender como é possível inserir a felicidade como uma ferramenta para a aprendizagem dentro da Educação Infantil na concepção das obras de Rubem Alves. A metodologia de pesquisa foi constituída de uma busca documental, de caráter bibliográfico, em meio as bibliografias de Rubem Alves. Como resultados a pesquisa abrangeu o desenvolvimento da criança, por meio do professor que assume a postura de um educador mediador, resgatando através da alegria, afetividade e das brincadeiras, o desenvolvimento infantil, em ambientes de aprendizagem dentro do cotidiano escolar utilizando a felicidade e o lúdico, como proposta de trabalho. Conclui-se na visão de Rubem Alves, que a formação docente na Educação Infantil e a formação continuada contribuem significativamente para o exercício pedagógico, onde os conhecimentos dos aportes teóricos visam influenciar esta prática até os dias atuais e fomentam discussões significativas acerca das temáticas que envolvem o trabalho pedagógico com a Educação Infantil, para fazer com que os alunos reconheçam o educador, promovendo desde cedo o gosto pela vida acadêmica, contribuindo de forma significativa na formação de cidadãos capazes de fazer a diferença em seu meio social. Sendo está a verdadeira função do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JMendonça.pdf242.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.