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dc.contributor.advisorCruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.authorMuzy, Juliana Muniz-
dc.date.accessioned2022-11-11T20:57:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.citationMUZY, Juliana Muniz. Prática docente na pandemia: estratégias de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19160-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titlePrática docente na pandemia: estratégias de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Campelo, Talita da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho trata da construção de estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: investigar como professores da primeira etapa do Ensino Fundamental construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2; identificar as estratégias de ensino mobilizadas pelos professores nesse período; distinguir as concepções de ensinar que embasam o desenvolvimento das estratégias de ensino-aprendizagem desses professores; analisar limites e possibilidades do ensino na primeira etapa do ensino fundamental no contexto da pandemia. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais Roldão (2007; 2009) e Vieira e Vieira (2005). Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas com base na pesquisa narrativa. A partir dos eixos de análise definidos para o presente estudo, os resultados indicam: 1. Contexto/impacto da pandemia - as escolas optaram por dar continuidade aos processos educativos por meio do ensino remoto, mediado por aplicativos e plataformas digitais; 2. Estratégias de ensino-aprendizagem - os professores construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem fundamentados na imperatividade do uso da tecnologia para dar prosseguimento aos processos de ensino e manter o vínculo com os estudantes; 3. Concepção de ensinar - as estratégias descritas apontam a fundamentação nos contributos da matriz construtivista de ensino e ainda a superação da matriz tradicional; 4. Limites educativos na pandemia - a falta de infraestrutura tecnológica, a dificuldade de mediar o processo de ensino-aprendizagem, a relação família-escola e o emocional dos sujeitos; 5. Possibilidades educativas - uso da tecnologia a favor da educação, incluindo a integração dos alunos da Educação Especial no processo de ensino e a evidência do papel insubstituível do professor na educação escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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