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http://hdl.handle.net/11422/19160
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Cruz, Giseli Barreto da | - |
dc.contributor.author | Muzy, Juliana Muniz | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T20:57:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-19 | - |
dc.identifier.citation | MUZY, Juliana Muniz. Prática docente na pandemia: estratégias de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19160 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | Prática docente na pandemia: estratégias de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Campelo, Talita da Silva | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho trata da construção de estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2. Para conduzir o estudo foi formulada a seguinte questão: como professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2? Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos: investigar como professores da primeira etapa do Ensino Fundamental construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem no contexto da pandemia da SARS-CoV-2; identificar as estratégias de ensino mobilizadas pelos professores nesse período; distinguir as concepções de ensinar que embasam o desenvolvimento das estratégias de ensino-aprendizagem desses professores; analisar limites e possibilidades do ensino na primeira etapa do ensino fundamental no contexto da pandemia. Vários autores contribuíram para o embasamento teórico do estudo, entretanto situam-se como referências principais Roldão (2007; 2009) e Vieira e Vieira (2005). Metodologicamente o trabalho foi desenvolvido a partir de entrevistas com base na pesquisa narrativa. A partir dos eixos de análise definidos para o presente estudo, os resultados indicam: 1. Contexto/impacto da pandemia - as escolas optaram por dar continuidade aos processos educativos por meio do ensino remoto, mediado por aplicativos e plataformas digitais; 2. Estratégias de ensino-aprendizagem - os professores construíram suas estratégias de ensino-aprendizagem fundamentados na imperatividade do uso da tecnologia para dar prosseguimento aos processos de ensino e manter o vínculo com os estudantes; 3. Concepção de ensinar - as estratégias descritas apontam a fundamentação nos contributos da matriz construtivista de ensino e ainda a superação da matriz tradicional; 4. Limites educativos na pandemia - a falta de infraestrutura tecnológica, a dificuldade de mediar o processo de ensino-aprendizagem, a relação família-escola e o emocional dos sujeitos; 5. Possibilidades educativas - uso da tecnologia a favor da educação, incluindo a integração dos alunos da Educação Especial no processo de ensino e a evidência do papel insubstituível do professor na educação escolar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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