Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19168
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Bhering, Eliana Maria Bahia | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Marcella Amorim de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T17:52:36Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Marcella Amorim de. Interações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19168 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Nelsen, Jane | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Disciplina positiva | pt_BR |
dc.title | Interações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rebelo, Aline Helena Mafra | - |
dc.contributor.referee2 | Constant, Elaine | - |
dc.description.resumo | O presente estudo, desenvolvido em nível de graduação busca apresentar o conceito da Disciplina Positiva, elaborado por Jane Nelsen, e refletir sobre sua possível interpretação dessa perspectiva no cotidiano da Educação Infantil. Para além de um debate sobre conceitos e perspectivas, esta monografia oferece uma análise sobre a importância de considerarmos a Disciplina Positiva como uma nova ferramenta para que professores e profissionais da educação possam repensar a importância de um ambiente escolar acolhedor, agradável e colaborativo que valoriza as interações, onde as crianças tenham papel ativo, sendo reconhecidas como sujeito de direitos nas tomadas de decisões e solução de problemas. O processo metodológico utilizado para construção do trabalho tem como natureza o método qualitativo, tratando-se de uma pesquisa exploratória formatada pelo método de pesquisa bibliográfica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOliveira.pdf | 227.67 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.