Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBhering, Eliana Maria Bahia-
dc.contributor.authorOliveira, Marcella Amorim de-
dc.date.accessioned2022-11-16T17:52:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Marcella Amorim de. Interações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19168-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectNelsen, Janept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDisciplina positivapt_BR
dc.titleInterações, protagonismos e colaboração: um estudo sobre a disciplina positiva na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Rebelo, Aline Helena Mafra-
dc.contributor.referee2Constant, Elaine-
dc.description.resumoO presente estudo, desenvolvido em nível de graduação busca apresentar o conceito da Disciplina Positiva, elaborado por Jane Nelsen, e refletir sobre sua possível interpretação dessa perspectiva no cotidiano da Educação Infantil. Para além de um debate sobre conceitos e perspectivas, esta monografia oferece uma análise sobre a importância de considerarmos a Disciplina Positiva como uma nova ferramenta para que professores e profissionais da educação possam repensar a importância de um ambiente escolar acolhedor, agradável e colaborativo que valoriza as interações, onde as crianças tenham papel ativo, sendo reconhecidas como sujeito de direitos nas tomadas de decisões e solução de problemas. O processo metodológico utilizado para construção do trabalho tem como natureza o método qualitativo, tratando-se de uma pesquisa exploratória formatada pelo método de pesquisa bibliográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOliveira.pdf227.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.