Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19170
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Almeida, Mariana Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T18:23:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-26 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Mariana Martins de. A educação infantil em tempos de pandemia: é possível garantir as especificidades deste segmento de modo remoto?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19170 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Pandemias | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | A educação infantil em tempos de pandemia: é possível garantir as especificidades deste segmento de modo remoto? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.referee2 | Pereira, Erika Jennifer Honorio | - |
dc.description.resumo | Vivemos um momento histórico que trouxe grandes mudanças não só nos modos com que vivemos e nos relacionamos, mas também na maneira com que se dá a atuação profissional no campo educacional ocasionado pela pandemia da Covid-19. Tendo como temática a Educação Infantil neste contexto pandêmico, o objetivo desde trabalho visa compreender e analisar como instituições de ensino desenvolveram suas atividades durante o período de distanciamento social, identificando as diferentes estratégias desenvolvidas para contemplar os princípios que norteiam a Educação Infantil. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa a partir da seleção de três instituições públicas localizadas no município do Rio de Janeiro, sendo: dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) e um Colégio de Aplicação. A produção de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes nas três referidas instituições para que fosse possível tecer reflexões acerca do trabalho pedagógico desenvolvido neste período, bem como dos materiais produzidos. Diante disso, foi possível perceber atividades diversificadas, ora com pontos em comum ora distintas entre si, mas buscando materializar os princípios ético, político e estético; embora tenha sido unânime entre as docentes que a Educação Infantil só acontece em sua total potencialidade de forma presencial. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MAlmeida.pdf | 398.8 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.