Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorAlmeida, Mariana Martins de-
dc.date.accessioned2022-11-16T18:23:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationALMEIDA, Mariana Martins de. A educação infantil em tempos de pandemia: é possível garantir as especificidades deste segmento de modo remoto?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19170-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleA educação infantil em tempos de pandemia: é possível garantir as especificidades deste segmento de modo remoto?pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela-
dc.contributor.referee2Pereira, Erika Jennifer Honorio-
dc.description.resumoVivemos um momento histórico que trouxe grandes mudanças não só nos modos com que vivemos e nos relacionamos, mas também na maneira com que se dá a atuação profissional no campo educacional ocasionado pela pandemia da Covid-19. Tendo como temática a Educação Infantil neste contexto pandêmico, o objetivo desde trabalho visa compreender e analisar como instituições de ensino desenvolveram suas atividades durante o período de distanciamento social, identificando as diferentes estratégias desenvolvidas para contemplar os princípios que norteiam a Educação Infantil. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa a partir da seleção de três instituições públicas localizadas no município do Rio de Janeiro, sendo: dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) e um Colégio de Aplicação. A produção de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes nas três referidas instituições para que fosse possível tecer reflexões acerca do trabalho pedagógico desenvolvido neste período, bem como dos materiais produzidos. Diante disso, foi possível perceber atividades diversificadas, ora com pontos em comum ora distintas entre si, mas buscando materializar os princípios ético, político e estético; embora tenha sido unânime entre as docentes que a Educação Infantil só acontece em sua total potencialidade de forma presencial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MAlmeida.pdf398.8 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.