Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19182
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Potencial antibacteriano de extratos eliciados dos fungos endofíticos Sordaria tamaensis (TB1) e TB3 ambos associados à espécie vegetal Tocoyena bullata
Autor(es)/Inventor(es): Campos, Caroline Mourão
Tutor: Guimarães, Denise Oliveira
Tutor : Valente, Juliana Givisiez
Resumen: Atualmente, a preocupação acerca de resistência bacteriana a antibióticos cresceu, visto que essa resistência ameaça a eficácia no tratamento de uma quantidade cada vez maior de infecções. A partir disso, o foco na exploração de produtos naturais na busca de novos antibacterianos é de extrema importância, visto que são potenciais tratamentos para cepas multirresistentes. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o potencial antibacteriano de extratos do fungo endofítico Sordaria tamaensis (TB1) frente a cepas de Staphylococcus aureus e Escherichia coli e do fungo TB3, ainda não identificado, frente a cepas sensíveis de Staphylococcus aureus por meio do ensaio de concentração inibitória mínima pelo método de microdiluição em caldo. Os extratos a serem testados foram: o controle contendo somente o fungo puro crescido em arroz, o extrato obtido a partir da cultura do fungo acrescido de sinvastatina no meio arroz, o extrato eliciado com Mycobacterium bovis e Mycobacterium marinus autoclavadas, além disso as frações obtidas em acetato de etila, hexano, butanol e aquosa a cada um dos eliciados, para o fungo TB1, para o fungo TB3, a eliciação foi realizada somente com M. bovis . O meio sólido de arroz foi utilizado para a fermentação das culturas do fungo por um período de 21 dias, 30 °C. O ensaio de microdiluição em caldo, realizado nas concentrações de 512, 256, 128, 64 e 32 µg/mL para cada uma das 20 amostras testadas. Nenhuma amostra conseguiu inibir o crescimento da E. coli, enquanto para S. aureus a fração hexânica da cultura realizada com sinvastatina para o fungo TB1 obteve sucesso na maior concentração testada de 512 µg/mL. Já para os ensaios realizados com o fungo TB3, a fração hexânica conseguiu inibir o crescimento da cepa nas concentrações de 512, 256, 128 e 64 µg/mL. Após análise em CG-EM das frações ativas foi obtido que ácidos graxos foram responsáveis pela inibição do crescimento bacteriano.
Materia: Resistência microbiana a medicamentos
Produtos biológicos
Drug resistance, microbial
Biological products
Staphylococcus aureus
Escherichia coli
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA::FARMACOGNOSIA
Unidade de producción: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-oct-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CAMPOS, Caroline Mourão. Potencial antibacteriano de extratos eliciados dos fungos endofíticos Sordaria tamaensis (TB1) e TB3 ambos associados à espécie vegetal Tocoyena bullata. 2022. 93 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CMCAMPOS.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.