Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19187
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A qualidade de vida na adolescência: estudo das representações sociais entre profissionais de saúde da rede básica
Author(s)/Inventor(s): Pessanha, Polyana Lourenço
Advisor: Costa, Tadeu Lessa da
Abstract: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de abordagem qualitativa, com base na teoria de representações sociais (TRS). Tem por objetivo: Analisar a qualidade de vida (QV) na adolescência e suas representações sociais (RS) por parte dos profissionais de saúde da atenção básica à saúde e discutir as implicações dessas representações sociais para o cuidado voltado para os adolescentes. Os participantes da pesquisa foram 152 profissionais da rede básica de saúde de um Município do Norte Fluminense. A análise de dados foi realizada pelo software EVOC e os dados sociodemográficos e profissionais de questões ligadas ao objeto de estudo se deu por meio de estatística descritiva, com auxílio do software Excel. Verificou-se que os termos na zona de provável núcleo central foram: Educação, Alimentação, Saúde e Família. Conclui-se que as RS estudadas sobre a QV do adolescente a partir dos profissionais de saúde estão fundamentadas em grandes aspectos de sua vida, não obstante que para um subgrupo do universo amostral, observou-se também elementos ligados a intrasubjetividade (afeto e espiritualidade) e tecnologia leve (diálogo).
Keywords: Saúde do adolescente
Psicologia social
Qualidade de vida
Adolescent health
Psychology, social
Quality of life
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 3-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Embargado
Citation: PESSANHA, Polyana Lourenço. A qualidade de vida na adolescência: estudo das representações sociais entre profissionais de saúde da rede básica. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLPESSANHA.pdf396.41 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.