Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/191
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Oliveira, Antonio Jose Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Gama, Thalita Oliveira da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-29T13:21:14Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/191 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Colégio Pedro II | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Discurso informacional | pt_BR |
dc.title | O Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II: Discurso informacional e memória institucional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6981609595879671 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Marques, Tatyana | - |
dc.contributor.referee1 | Santos, Maria José Veloso da Costa | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca mostrar o valor dos documentos armazenados no Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) do Colégio Pedro II, o modo como ele é visto pelos que buscam estudá-lo, além de analisar a produção científica existente no acervo referente ao Colégio e a sua história. Em sua metodologia o método de coleta de dados utilizado foi quantitativo a partir do cadastro dos pesquisadores, que durante o recorte temporal de 2007/2011 consultaram o acervo do NUDOM. Os resultados obtidos apontaram para uma grande procura sobre a história do colégio, reforçando a importância da instituição e sua representação social que a associa a uma instituição tradicional e de excelência. Foram 15 pesquisas no total sobre essa temática. Com isso buscou-se no acervo de Teses/Dissertações e monografias armazenadas no Núcleo quais dessas pesquisas ali iniciadas, geraram alguma produção científica. Assim sendo buscou-se em 9 produções científicas sobre o colégio que foram geradas das pesquisas do núcleo, cumprindo os requisitos dessa pesquisa, as palavraschave títulos e resumos utilizadas. Em seguida analisou-se as características discursivas vinculadas a essa produção. Utilizou-se de apoio a análise os preceitos da análise do discurso da vertente francesa, entendendo o discurso como um acontecimento ao lado dos conceitos de memória institucional e social e instituições. O trabalho aponta para a existência do cultivo da popularidade do Colégio Pedro II como instituição de respeito, renome, superioridade na educação e exemplo de estrutura e currículo para a educação no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC- THALITA GAMA.pdf | 254.85 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.