Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/191
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Antonio Jose Barbosa de-
dc.contributor.authorGama, Thalita Oliveira da Silva-
dc.date.accessioned2016-04-29T13:21:14Z-
dc.date.available2016-05-02T03:00:06Z-
dc.date.issued2013-03-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/191-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectColégio Pedro IIpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDiscurso informacionalpt_BR
dc.titleO Núcleo de Documentação e Memória do Colégio Pedro II: Discurso informacional e memória institucionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6981609595879671pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Marques, Tatyana-
dc.contributor.referee1Santos, Maria José Veloso da Costa-
dc.description.resumoO presente trabalho busca mostrar o valor dos documentos armazenados no Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM) do Colégio Pedro II, o modo como ele é visto pelos que buscam estudá-lo, além de analisar a produção científica existente no acervo referente ao Colégio e a sua história. Em sua metodologia o método de coleta de dados utilizado foi quantitativo a partir do cadastro dos pesquisadores, que durante o recorte temporal de 2007/2011 consultaram o acervo do NUDOM. Os resultados obtidos apontaram para uma grande procura sobre a história do colégio, reforçando a importância da instituição e sua representação social que a associa a uma instituição tradicional e de excelência. Foram 15 pesquisas no total sobre essa temática. Com isso buscou-se no acervo de Teses/Dissertações e monografias armazenadas no Núcleo quais dessas pesquisas ali iniciadas, geraram alguma produção científica. Assim sendo buscou-se em 9 produções científicas sobre o colégio que foram geradas das pesquisas do núcleo, cumprindo os requisitos dessa pesquisa, as palavraschave títulos e resumos utilizadas. Em seguida analisou-se as características discursivas vinculadas a essa produção. Utilizou-se de apoio a análise os preceitos da análise do discurso da vertente francesa, entendendo o discurso como um acontecimento ao lado dos conceitos de memória institucional e social e instituições. O trabalho aponta para a existência do cultivo da popularidade do Colégio Pedro II como instituição de respeito, renome, superioridade na educação e exemplo de estrutura e currículo para a educação no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC- THALITA GAMA.pdf254,85 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.