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http://hdl.handle.net/11422/19212
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Secchi, Argimiro Resende | - |
dc.contributor.author | Silva, Dyego dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T21:57:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2012-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dyego dos Santos. Otimização dinâmica de um processo de mistura em linha de diesel. 2012. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19212 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Produção | pt_BR |
dc.subject | Otimização da produção | pt_BR |
dc.title | Otimização dinâmica de um processo de mistura em linha de diesel | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3710340061939187 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4318050716129346 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Almeida Neto, Euclides | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5741809502045695 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Biscaia Júnior, Evaristo Chalbaud | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8151916136602713 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza Júnior, Maurício Bezerra de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4530858702685674 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Lizandro de Sousa | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3463927972972691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos dias atuais, os assuntos concernentes às questões ambientais, principalmente quanto aos impactos ambientais que os derivados do petróleo causam ao meio ambiente, estão cada vez mais presentes na área política, econômica e social. Diante dessa questão, as restrições impostas a esses produtos estão cada vez mais rigorosas, a ponto de afetar as margens de lucro nas refinarias, como também o processo de produção, que convive com a insegurança de obter produtos fora das especificações. Neste contexto, o uso de ferramentas mais sofisticadas, como a otimização dinâmica, é de grande aceitação para contornar estes problemas que não conseguem ser superados pelas tecnologias atuais como a otimização estacionária, devido às suas limitações, que faz com que esta tecnologia seja incapaz de otimizar o processo diante das restrições e de muitas perturbações dinâmicas normalmente presentes. Este trabalho propõe, otimizar dinamicamente um processo de mistura em linha de diesel para a produção de diesel S1800, que é um processo passível de alterações nas margens de lucro de um refinaria e que produz o derivado mais produzido no Brasil. Será avaliado a eficiência da otimização dinâmica com a presença de uma perturbação e também sem a presença da mesma, monitorando as propriedades quanto às restrições impostas pela ANP, na Resolução ANP N° 42. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
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