Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19232
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeito da lisofosfatidilcolina na modulação da proliferação, diferenciação e infectividade de Leishmania mexicana
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Amanda de Ornellas
Advisor: Lopes, Angela Hampshire de Carvalho Santos
Co-advisor: Moreira, Isabel Cristina de Faria
Abstract: As leishmanioses estão entre as principais doenças parasitárias emergentes que afetam mamíferos. Essas infecções são causadas por diferentes espécies do gênero Leishmania. Dentre essas, Leishmania mexicana causa lesões cutâneas e eventualmente difusas (anérgicas) e ocorre no chamado Novo Mundo, principalmente no México e América Central. Mediadores lipídicos, incluindo a lisofosfatidilcolina (LPC) e o fator de ativação de plaquetas (PAF), apresentam papel importante na infecção por alguns protozoários. Nosso grupo mostrou que o PAF estimula a diferenciação celular e a infectividade de alguns tripanossomatídeos, além de uma cascata de transdução de sinais, ativando a proteína cinase CK2, através da proteína cinase C (PKC) em Herpetomonas muscarum muscarum, além de aumentar a atividade e a expressão da CK2 em Leishmania tropica. Recentemente, foi visto que o Trypanosoma cruzi sintetiza uma LPC bioativa, de 18 carbonos e uma instauração (LPC C18:1), que possui a capacidade de agregar plaquetas. Com base nesses estudos, a hipótese formulada para esse projeto é a de que a LPC tem efeito modulatório nas vias de sinalização de Leishmania mexicana e em processos da manutenção do seu ciclo de vida. Essa hipótese foi analisada em testes de proliferação, na qual o sistema foi crescido por 7 dias na presença e ausência de LPC, sendo observado um crescimento maior nas tratadas com LPC a partir do 3º dia de experimento. Testamos também a capacidade desse protozoário de se diferenciar, de promastigotas para amastigotas, onde os parasitos foram cultivados por 15 dias na presença e na ausência de LPC, sendo observado um aumento da porcentagem de formas diferenciadas, quando tratadas com LPC, a partir do 13º dia (40% a mais de diferenciadas). Foram feitos também testes de interação celular de L. mexicana com macrófagos peritoneais de camundongos BALB/c, na presença e na ausência de LPC, sendo observado um aumento de cerca de 10% no índice de associação dos macrófagos tratados com LPC, após 24h e 4h de infecção. Sendo assim, nossos resultados sugerem uma modulação da infecção de macrófagos peritoneais de camundongos por L. mexicana pela LPC C18:1.
Keywords: Leishmania
Leishmania mexicana
Fator de ativação de plaquetas
Lisofosfatidilcolinas
Platelet activating factor
Lysophosphatidylcholines
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GONÇALVES, A. de O. (2018). Efeito da lisofosfatidilcolina na modulação da proliferação, diferenciação e infectividade de Leishmania mexicana [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AOGonçalves.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.