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http://hdl.handle.net/11422/19235
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | França, Gutemberg Borges | - |
dc.contributor.author | Leão, Victor Veiga Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-25T14:02:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19235 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Wind Shear | pt_BR |
dc.subject | SODAR | pt_BR |
dc.subject | Aeroporto Santos Dumont | pt_BR |
dc.subject | Aprendizado de Máquina | pt_BR |
dc.title | Análise e previsão de curto prazo de wind shear no aeroporto Santos Dumond - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2544946020114873 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3411460716806229 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Almeida, Vinícius Albuquerque de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2849306157051441 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Menezes, Wallace Figueiredo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8469752874332453 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Albuquerque Neto, Francisco Leite de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4456661337968017 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Wind Shear é caracterizada por uma variação na velocidade e/ou direção do vento no espaço. Eventos intensos desse fenômeno podem ser críticos para a atividade aérea, especialmente nas operações de pouso e decolagem, pelo fato de as aeronaves estarem a baixa altura e com baixa velocidade. A Wind Shear pode ser classificada, conforme sua intensidade, em leve (variação de 0 a 4 kt a cada 100 ft), moderada (variação de 5 a 8 kt a cada 100 ft), forte (variação de 9 a 12 kt a cada 100 ft) e severa (variação maior do que 12 kt/100 ft). Tendo em vista a importância para a segurança de voo, este estudo teve como objetivo analisar as características e propor um método para a previsão de curto prazo de Wind Shear, utilizando aprendizado de máquina, no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro/RJ. Foram utilizados dados do período entre 01/10/2016 e 31/12/2020 oriundos do perfilador vertical de vento Sonic Detection And Ranging instalado na área de estudo. Os resultados indicaram que a maioria dos dados foi classificada como leve (99,93%). Ao analisar os eventos de intensidade forte (53 observações), houve maior ocorrência no mês de novembro, em horários noturnos e em alturas abaixo de 100 metros. Além disso, houve associação com ventos de quadrante sul e a passagem de sistemas frontais. Neste estudo, foram desenvolvidos 4 modelos regressivos para realizar previsões de 15, 30, 45 e 60 minutos. Para um mesmo tempo de previsão, os resultados foram semelhantes de forma geral. Entretanto, ao analisar o desempenho nos casos que foram classificados como fortes, houve um aumento nos erros. Por fim, foi possível melhorar o desempenho das previsões ao remover o viés dos modelos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::METEOROLOGIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Meteorologia |
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