Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19277
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Efeito do tratamento com esteróide anabolizante androgênico sobre o perfil redox do tecido hepático e renal em ratas ovariectomizadas
Author(s)/Inventor(s): Ferreira, Jesuino Rafael Machado
Advisor: Pinto, Verônica Salerno
Co-advisor: Frankenfeld, Stephan Pinheiro
Abstract: A ausência dos hormônios ovarianos pode levar a diversas alterações metabólicas. A ovariectomia é o modelo usado para estudar as alterações causadas pela perda de função ovariana e redução na secreção de estradiol. A testosterona pode ser uma alternativa a reposição hormonal por ser menos hepatotóxica e as modificações farmacológicas dessa molécula reduzem os efeitos colaterais quando usados em doses baixas não alterando o equilíbrio redox. OBJETIVO: Avaliar o efeito de diferentes doses de Esteroide Anabolizante Androgênico (EAA, Decanoato de Nandrolona) no balanço redox no tecido hepático e renal de ratas ovariectomizadas. MÉTODOS: Ratas Wistar fêmeas (n = 33) foram divididas em cinco grupos: controle (C) e quatro grupos de ratas ovariectomizadas aos 60 dias de idade tratados por 8 semanas sem (OVX) ou com EAA a cada 15 dias a 0,1 mg/kg (OVX1), 3 mg/kg (OVX3) e 10 mg/kg (OVX10). Homogenato de tecido hepático ou renal foram usados para as dosagens bioquímicas e o plasma e para marcadores de lesão tecidual e dosagem de TGC. Os dados foram analisados por one-way ANOVA usando software GraphPad Prism (P≤0,05 foi considerado significante). RESULTADOS: Os grupos OVX apresentaram redução significativa no peso do útero em relação ao C. Os depósitos de gordura retroperitoneal apresentaram aumento nos grupos OVX e OVX1 em relação ao C. Podemos verificar um aumento significativo no peso do coração no grupo OVX10 em relação ao C. Não foram encontradas alterações nos biomarcadores de lesão celular CK, LDH, ALT, AST e GGT. No entanto, a CK-MB foi alterada no grupo OVX3, bem como, a quantificação de TGC se mostrou alterada no grupo OVX3 e OVX10. Em relação ao estresse oxidativo no tecido hepático, um aumento na peroxidação lipídica foi medido no grupo OVX10 em relação ao C. A atividade da CAT e da SOD foram aumentadas no grupo OVX10, enquanto que a atividade da GPx diminuiu nos grupos OVX3 e OVX10. Com relação ao tecido renal não encontramos alteração nos marcadores de estresse oxidativo, no entanto, a atividade da catalase encontra-se aumentada nos grupos OVX1 e OVX3 em relação ao grupo C. CONCLUSÃO: As doses suprafisiológicas de ND levaram ao remodelamento do coração. O tratamento com ND na dosagem 10 mg/kg promoveu aumento dos TGC circulantes. No tecido hepático a dose de 10 mg/kg promoveu o aumento na peroxidação lipídica e na atividade das enzimas antioxidantes CAT e SOD. EAA nas dosagens de 3 e 10 mg/kg promoveram a diminuição na atividade da enzima GPx. Já no tecido renal, somente a atividade da enzima CAT foi alterada nos grupos OVX1 e OVX3. Portanto, o tratamento com a dose fisiológica de 0,1 mg/kg (OVX1) não afetou negativamente os parâmetros sistêmicos e nem o equilíbrio redox do tecido hepático e renal, indicando que o ND nesta dosagem pode ser uma alternativa promissora para realizar a Terapia Hormonal da Menopausa.
Keywords: Ovariectomia
Decanoato de nandrolona
Estresse oxidativo
Ovariectomy
Nandrolone decanoate
Oxidative stress
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Production unit: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FERREIRA, J. R. M. (2018). Efeito do tratamento com esteróide anabolizante androgênico sobre o perfil redox do tecido hepático e renal em ratas ovariectomizadas [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Appears in Collections:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JRMFerreira.pdf605.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.