Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia Raquel-
dc.contributor.authorMatos, Nayara Teixeira de Souza-
dc.date.accessioned2022-12-01T19:04:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:38Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationMATOS, Nayara Teixeira de Souza. A potência formativa da literatura marginal-periférica: diálogo da literatura das ruas com outros espaços de saberes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19284-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.titleA potência formativa da literatura marginal-periférica: diálogo da literatura das ruas com outros espaços de saberespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Coelho, Gustavo-
dc.contributor.referee2Melo, William-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de investigar a potência formativa da produção literária marginal-periférica a partir das narrativas de escritores periféricos. A relação entre a formação tecida nas ruas e nas escolas no contexto da literatura marginal-periférica, a identificação de quais pontos foram importantes para os escritores periféricos se tornarem e se perceberem autores e a identificação de como a literatura marginal-periférica influenciou a formação dos indivíduos que participaram das conversas durante a pesquisa, foram questões estruturantes para o desenvolvimento desta escrita. Assumindo que a minha pesquisa não poderia estar dissociada da minha trajetória de vida, a narrativa (auto)biográfica enquanto também escritora perpassa toda a pesquisa como instrumento importante no processo de investigação e (auto)formação (SOUZA, 2007). A partir do entendimento de que a literatura marginal-periférica é sempre singular e local, mas ao mesmo tempo global e social, a abordagem metodológica partirá também da pesquisa narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011) e da metodologia de conversas (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). Com a produção de Soares (2009) e de Ferréz (2005), e das minhas vivências como escritora periférica e das narrativas de outros escritores periféricos, busco compreender como a literatura marginal-periférica se inscreve em diferentes espaços de formação, dentre eles, as ruas e as escolas. A pesquisa será atravessada pelas produções dos escritores da literatura marginal-periférica em diálogo com a produção acadêmica neste campo e também abordará os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2017), autoria (SANTOS, 2019), praticantes e táticas (CERTEAU, 1998), literatura negro-brasileira ( CUTI, 2010) e identidade (HALL, 2006). Deste modo, pretendo contribuir para a ampliação das discussões sobre os aspectos formativos da literatura marginal-periférica no campo da educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NMatos.pdf545.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.