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http://hdl.handle.net/11422/19284
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Baroni, Patrícia Raquel | - |
dc.contributor.author | Matos, Nayara Teixeira de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-01T19:04:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-10 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Nayara Teixeira de Souza. A potência formativa da literatura marginal-periférica: diálogo da literatura das ruas com outros espaços de saberes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19284 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Narrativa (Retórica) | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.title | A potência formativa da literatura marginal-periférica: diálogo da literatura das ruas com outros espaços de saberes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coelho, Gustavo | - |
dc.contributor.referee2 | Melo, William | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem o objetivo de investigar a potência formativa da produção literária marginal-periférica a partir das narrativas de escritores periféricos. A relação entre a formação tecida nas ruas e nas escolas no contexto da literatura marginal-periférica, a identificação de quais pontos foram importantes para os escritores periféricos se tornarem e se perceberem autores e a identificação de como a literatura marginal-periférica influenciou a formação dos indivíduos que participaram das conversas durante a pesquisa, foram questões estruturantes para o desenvolvimento desta escrita. Assumindo que a minha pesquisa não poderia estar dissociada da minha trajetória de vida, a narrativa (auto)biográfica enquanto também escritora perpassa toda a pesquisa como instrumento importante no processo de investigação e (auto)formação (SOUZA, 2007). A partir do entendimento de que a literatura marginal-periférica é sempre singular e local, mas ao mesmo tempo global e social, a abordagem metodológica partirá também da pesquisa narrativa (CLANDININ e CONNELLY, 2011) e da metodologia de conversas (SAMPAIO; RIBEIRO; SOUZA, 2018). Com a produção de Soares (2009) e de Ferréz (2005), e das minhas vivências como escritora periférica e das narrativas de outros escritores periféricos, busco compreender como a literatura marginal-periférica se inscreve em diferentes espaços de formação, dentre eles, as ruas e as escolas. A pesquisa será atravessada pelas produções dos escritores da literatura marginal-periférica em diálogo com a produção acadêmica neste campo e também abordará os conceitos de escrevivência (EVARISTO, 2017), autoria (SANTOS, 2019), praticantes e táticas (CERTEAU, 1998), literatura negro-brasileira ( CUTI, 2010) e identidade (HALL, 2006). Deste modo, pretendo contribuir para a ampliação das discussões sobre os aspectos formativos da literatura marginal-periférica no campo da educação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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