Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19291
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo da aplicação da tecnologia de slurrification para o gerenciamento eficaz de resíduos em cenários ambientalmente sensíveis
Author(s)/Inventor(s): Spector, Claudia
Neves, Una Pessoa Ramos Pereira das
Advisor: Vaz Júnior, Carlos André
Abstract: O petróleo é atualmente a maior fonte de energia em todo o planeta e as tecnologias para sua exploração vem avançando desde sua descoberta. Apesar de o fator de maior relevância na escolha de um processo ser o lucro; hoje se faz necessário ponderar ainda a questão ambiental. Como todo processo, a perfuração produz resíduos que precisam ser tratados dentro dos requisitos ambientais. O presente trabalho analisou a forma de disposição Offshore, que consiste em descarregar os resíduos tratados ao mar; a forma de disposição Onshore, que transporta os resíduos para a costa, e o processo integrado Slurrification e reinjeção, que transforma os resíduos em pasta para posterior reinjeção por uma bomba de alta potência. Sendo o último o nosso maior enfoque. Foi realizada uma descrição detalhada do processo de Slurrification e seus equipamentos, assim como uma avaliação de investimento necessário para sua implementação. Desenvolveu-se, então, comparação deste em relação aos gastos com o processo Onshore. Descartou-se o processo Offshore, por esse não ser viável ambientalmente na maioria dos cenários. Independente do método de disposição final escolhido para o processo Onshore, o processo de Slurrification seguido de reinjeção se apresenta como mais dispendioso. Apenas quando é considerado o método incineração o investimento necessário para o método Onshore praticamente se iguala ao método Slurrification.
Keywords: Petróleo
Tratamento de resíduos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SPECTOR, Claudia; NEVES, Una Pessoa Ramos Pereira das. Estudo da aplicação da tecnologia de slurrification para o gerenciamento eficaz de resíduos em cenários ambientalmente sensíveis. 2012. 92 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CSpector.pdf8.65 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.