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dc.contributor.advisorBarreto, Daniel Weingart-
dc.contributor.authorBesso, Elie-
dc.date.accessioned2022-12-02T12:39:52Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:38Z-
dc.date.issued2012-07-
dc.identifier.citationBESSO, Elie. Aplicação da metodologia business model generation na construção de modelos de negócios para o aproveitamento de bio-hidrogênio produzido em uma indústria do complexo sucroalcooleiro. 2012. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19294-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectModelos de negóciopt_BR
dc.subjectBio-hidrogêniopt_BR
dc.subjectIndústriapt_BR
dc.titleAplicação da metodologia business model generation na construção de modelos de negócios para o aproveitamento de bio-hidrogênio produzido em uma indústria do complexo sucroalcooleiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5479033406867145pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0160253291760592pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Pereira Júnior, Nei-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7992694643607149pt_BR
dc.contributor.referee1Salgado, Andréa Medeiros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1353564323118058pt_BR
dc.contributor.referee2Freire, Estevão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0651256832424158pt_BR
dc.contributor.referee3Schlittler, Luiz André Felizardo Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5249445690437842pt_BR
dc.description.resumoO crescimento da demanda por inovações é uma realidade em todos os setores da economia. A indústria química se utiliza fortemente da Pesquisa & Desenvolvimento para gerar inovações tecnológicas, contudo, a inovação em modelos de negócios também é capaz de gerar resultados significativos para uma organização. Em 2010, o suíço Alexander Osterwalder compilou a metodologia Business Model Generation (BMG), que visa orquestrar a geração de modelos de negócios inovadores. Um de seus principais benefícios é contribuir para a construção e implementação de inovações que não dependam necessariamente da criação de novas tecnologias. Para ilustrar a aplicação desta metodologia, será apresentado o estudo de caso da indústria HC SucroQuímica, cujo objetivo primordial é construir novos modelos de negócios para o aproveitamento de bio-hidrogênio. Por fim, será feita uma análise das principais vantagens e desvantagens de cada modelo através da análise SWOT.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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