Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19303
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Triagem cognitiva, performance física e estado nutricional de idosos participantes do programa da guarda sênior no município de Macaé- RJ
Author(s)/Inventor(s): Dias, Amanda Venial
Advisor: Oliveira, Renata Borba de Amorim
Abstract: Introdução: Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2015) é considerada idosa toda pessoa que atinge 65 anos em países desenvolvidos e 60 anos em países em desenvolvimento. Objetivo: Investigar desempenho cognitivo, performance física estado nutricional e sua associação dos idosos participantes do programa da Guarda Sênior, no município de Macaé – RJ. Metodologia: Trata-se de estudo de caráter transversal, quantitativo e retrospectivo com idosos participantes do programa municipal Guarda Sênior da Secretaria de Ordem Pública. Os idosos participantes concordaram em responder o questionário e a avaliação de saúde proposta, bem como possuir autonomia física, mental e atender aos critérios dos protocolos de aferições necessárias. Os seguintes dados foram analisados: sociodemográfico (idade, sexo e escolaridade), clínicos (perfil de morbidades), antropométricos (peso, estatura e Índice de Massa Corporal) e de composição corporal (Perímetro do Braço e Perímetro da Panturrilha), Mini Avaliação Nutricional (MAN), Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e Velocidade de Marcha (VM). Foi verificada a associação entre as variáveis VM, MAN e MEEM, através do teste de qui-quadrado, utilizando-se o pacote estatístico SPSS, versão 20.0. Resultados: Foram analisados 154 idosos. A média de idade foi de 71,01 anos (DP ± 5,943). Com predominância do sexo feminino (57,7%) e baixo nível de escolaridade em grande parte da população, em que 21,4% relatou até 4 anos de estudo, seguido de 15,6% para aqueles com até 5 anos de estudo. Já em relação as comorbidades associadas, as mais prevalentes foram Hipertensão Arterial Sistêmica com percentual de 73,9%, seguido de Dislipidemia 30,7%, Osteoartrose 29,4%, Diabetes Mellitus e Insuficiência Venosa 23,5%, cada. Em relação ao IMC, a média foi de 27,8 Kg/m² o que demonstra eutrofia. A média do perímetro da panturrilha foi de 36,3 cm sugerindo adequação entre os idosos, em relação ao perímetro do braço, o estudo também demonstrou adequação com média de 30,6 cm. Para os testes, o MEEM evidenciou alteração em 64,9% enquanto 35,1% apresentavam adequação, sugerindo declínio na parte cognitiva na maioria dos idosos. De acordo com a VM, 64,3% obtiveram velocidade de marcha adequada, enquanto 35,7% mostraram alteração. Pela MAN, 76,7% se mostraram sem risco de desnutrição, 22,7% apresentam risco e 0,6% estão desnutridos. O teste qui-quadrado não evidenciou associação estasticamente significativa, somente borderline entre as medidas MAN e MEEM (p-valor 0,065). Conclusão: Trata-se de uma população com idade média elevada, predominantemente do sexo feminino e de baixa escolaridade. As principais morbidades encontradas foram: HAS, Dislipidemia, Diabetes Mellitus, Osteoartrose e Varizes. O IMC apontou predominantemente eutrofia. Pela MAN a grande maioria se apresentava sem risco de desnutrição, pelo MEEM a maioria estava com alteração cognitiva e pela VM a maioria estava adequada. Não houve associação entre as variáveis estudadas.
Keywords: Estado nutricional
Envelhecimento cognitivo
Aptidão física
Nutritional status
Cognitive aging
Physical fitness
Idoso
Aged
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 17-Dec-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: DIAS, Amanda Venial. Triagem cognitiva, performance física e estado nutricional de idosos participantes do programa da Guarda Sênior no município de Macaé – RJ. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2018.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVDIAS.pdf597.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.