Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19318
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dc.contributor.advisorVaccari, Eduardo-
dc.contributor.authorOliveira, Francisco Morais Brandão de-
dc.date.accessioned2022-12-06T18:06:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:38Z-
dc.date.issued2014-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Francisco Morais Brandão de. Memorial: introdução às memorias do serpentário. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19318-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTécnica teatralpt_BR
dc.subjectProdução teatralpt_BR
dc.subjectRodrigues, Nelson, 1912-1980pt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.titleMemorial: introdução às memorias do serpentáriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO primeiro contato com a obra do dramaturgo Nelson Rodrigues, aconteceu ainda no último ano do Ensino Médio, antes de pensar em prestar vestibular para o curso de direção teatral da UFRJ. A primeira peça lida foi Vestido de Noiva, reconhecida como o grande marco do início do modernismo no teatro brasileiro, cuja montagem dirigida por Ziembinski foi levada a cena no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 28 de dezembro de 1943. Após a leitura das outras dezesseis peças de Nelson, e destes cinco anos de curso, onde pude realizar leituras dramáticas a atuar em cenas retiradas de suas peças, como Toda nudez será castigada e Os sete gatinhos. Com a proximidade da formatura, duas peças me chamavam atenção e o desejo de montar Nelson em minha PET crescia, as peças eram A Mulher sem Pecado e A Serpente respetivamente a primeira e a última obras dramáticas, escritas em 1941 e 1978. A decisão veio então, minha formatura seria com a montagem da peça A Serpente, tudo estava certo e o projeto foi adaptado, pois já estava sendo escrito com a fusão de A Mulher sem pecado com A Serpente, assim, ainda durante o processo criativo da minha direção anterior, que foi As Criadas de Jean Genet, pude me confrontar com estas duas linhas de criação, completamente distintas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Direção teatral

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