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http://hdl.handle.net/11422/19318
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Vaccari, Eduardo | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Morais Brandão de | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-06T18:06:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:38Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Francisco Morais Brandão de. Memorial: introdução às memorias do serpentário. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas – Habilitação em Direção Teatral) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19318 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Técnica teatral | pt_BR |
dc.subject | Produção teatral | pt_BR |
dc.subject | Rodrigues, Nelson, 1912-1980 | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgia | pt_BR |
dc.title | Memorial: introdução às memorias do serpentário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | O primeiro contato com a obra do dramaturgo Nelson Rodrigues, aconteceu ainda no último ano do Ensino Médio, antes de pensar em prestar vestibular para o curso de direção teatral da UFRJ. A primeira peça lida foi Vestido de Noiva, reconhecida como o grande marco do início do modernismo no teatro brasileiro, cuja montagem dirigida por Ziembinski foi levada a cena no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 28 de dezembro de 1943. Após a leitura das outras dezesseis peças de Nelson, e destes cinco anos de curso, onde pude realizar leituras dramáticas a atuar em cenas retiradas de suas peças, como Toda nudez será castigada e Os sete gatinhos. Com a proximidade da formatura, duas peças me chamavam atenção e o desejo de montar Nelson em minha PET crescia, as peças eram A Mulher sem Pecado e A Serpente respetivamente a primeira e a última obras dramáticas, escritas em 1941 e 1978. A decisão veio então, minha formatura seria com a montagem da peça A Serpente, tudo estava certo e o projeto foi adaptado, pois já estava sendo escrito com a fusão de A Mulher sem pecado com A Serpente, assim, ainda durante o processo criativo da minha direção anterior, que foi As Criadas de Jean Genet, pude me confrontar com estas duas linhas de criação, completamente distintas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DIRECAO TEATRAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Artes Cênicas - Direção teatral |
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