Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19338
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Modelagem e simulação do sistema PACT® (powdered activated carbon treatment) para tratamento de efluentes de refinaria
Author(s)/Inventor(s): Thurler, Guilherme Moura
Advisor: Perlingeiro, Carlos Augusto Guimarães
Co-advisor: Campos, Juacyara Carbonelli
Abstract: Nos últimos anos, as questões ambientais tornaram-se cada vez mais importantes. Assim, economizar recursos e diminuir os impactos das atividades industriais no meio ambiente tornaram-se primordiais para a sobrevivência das empresas. Para atender a esses objetivos o projeto preliminar de uma estação de tratamento de efluentes industriais de refinaria foi desenvolvido, sendo a tecnologia escolhida para o sistema aquela que consorcia o uso dos lodos ativados com a adsorção em carvão ativado, conhecida como PACT® (POWDERED ACTIVATED CARBON TREATMENT). A modelagem do processo seguiu o recomendado para o processo de lodos ativados ajustando-se os parâmetros cinéticos para operação em regime de aeração prolongada e incluindo nos balanços de massa uma parcela referente à contribuição das partículas de carvão. O projeto preliminar foi realizado com o auxílio do programa EXCEL, utilizando linguagem VBA. O programa permite simular variações nas condições de entrada e nos parâmetros cinéticos, determinando as principais dimensões das operações que compõe o sistema (Tanque de aeração e Sedimentador) de maneira a garantir as metas de projeto estabelecidas pela refinaria utilizada como base de dados. Foram analisados dois cenários: o primeiro com parâmetros cinéticos obtidos da literatura e o segundo com parâmetros cinéticos ajustados de maneira a garantir condições melhores para o processo, condições essas que foram obtidas da dissertação de MACHADO (2010). Ainda utilizando o programa foi realizada uma Análise de Sensibilidade abrangendo as principais fontes de incerteza no desenvolvimento do modelo: os parâmetros cinéticos e as condições de entrada. Essa análise se desenvolveu a partir de duas alterações em cada uma das variáveis, aumentos de 1% e 10% no valor inicial. Como resultado, foi possível identificar as variáveis mais influentes nas respostas obtidas, principalmente os parâmetros cinéticos (μm e Kb para o Tanque de aeração e m e n para o Sedimentador), isso indica que é de suma importância a obtenção de dados cinéticos confiáveis para efluentes de refinaria.
Keywords: Tratamento de efluentes
Efluentes de refinaria
Projetos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: THURLER, Guilherme Moura. Modelagem e simulação do sistema PACT® (powdered activated carbon treatment) para tratamento de efluentes de refinaria. 2012. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMThurler.pdf841.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.