Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19341
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reúso de CO2 e vinhoto emitidos na indústria de bioetanol para produção de biocombustíveis e ácidos graxos poliinsaturados
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Sandra Carla Pires
Advisor: Araújo, Ofélia de Queiroz Fernandes
Co-advisor: Morgado, Cláudia do Rosário Vaz
Co-advisor: Medeiros, José Luiz de
Abstract: Estudos indicam a expansão do mercado de produção e demanda de etanol. Considerando-se que esta produção quando atendida por processos fermentativos está associada à emissão de correntes de reconhecido impacto ambiental, a saber, CO2 e vinhoto, o reaproveitamento destas na produção de biocombustíveis e bioprodutos tais como ácidos graxos poliinsaturados (PUFA’s) representariam um avanço na direção de produção limpa de energia renovável. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo o estudo da viabilidade técnica de recuperação de resíduos gerados pelas indústrias de bioetanol pelo reuso de correntes de dióxido de carbono e vinhoto para produção de biocombustíveis e bioprodutos, notadamente PUFA’s. A metodologia de análise baseia-se no emprego de simulação (via Simulador UNISIM Design, Honeywell) de uma unidade de produção de microalgas composta de dois módulos para a produção final de biocombustíveis e bioprodutos: (i) módulo de biofixação do CO2 emitido na fermentação (meio de cultivo autotrófico) e (ii) módulo de remoção da carga orgânica do vinhoto (meio de cultivo heterotrófico). No processo concebido, a biomassa proveniente dos dois módulos é pós-processada por extração com solvente para obtenção de bioóleo que é transesterificado e fracionado para produção de biodiesel e ácidos graxos poliinsaturados (PUFA’s). Adicionalmente, o processo contempla a geração de gás de síntese a partir da gaseificação dos resíduos de correntes intermediárias (biomassa residual e glicerol). As propriedades físico-químicas dos triglicerídeos presentes no óleo, bem como de seus correspondentes ésteres e ácidos graxos foram são estimadas por método de contribuição de grupos.
Keywords: Indústria de bioetanol
Resíduos
Produção
Bioprodutos
Biocombustíveis
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::TRATAMENTOS E APROVEITAMENTO DE REJEITOS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jun-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Sandra Carla Pires. Reuso de CO2 e vinhoto emitidos na indústria de bioetanol para produção de biocombustíveis e ácidos graxos poliinsaturados. 2012. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCPRibeiro.pdf3.79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.