Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19357
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise reológica de fluidos de perfuração
Author(s)/Inventor(s): Santos, Marcelo Ribeiro Mendonça
Advisor: Calado, Verônica Maria de Araújo
Abstract: Perfuração de poços em águas profundas está normalmente associada à uma estreita janela operacional, onde perdas e ganhos são frequentes. Dentre inúmeras funções, os fluidos de perfuração são designados para gelificar quando não estão submetidos à nenhuma força ou tensão, sendo isso necessário para evitar a sedimentação quando a circulação do mesmo é interrompida. Quando a circulação é retomada, faz-se necessário que a pressão da bomba seja maior que a pressão do circulação normal, já que a força-gel tem que ser rompida. Devido as propriedades tixotrópicas, a viscosidade do gel permanece alta por um momento após o início da circulação. Essa gelificação tem um papel importante, especialmente em águas profundas, onde altas pressões e baixas temperaturas definem o ambiente. As propriedades e características desejadas do fluido devem ser mantidas dentro de limites específicos que não comprometam o processo de perfuração em quaisquer situações de pressão e temperatura. As perfurações de poços em lâmina d’água profunda e ultraprofunda apresentam um desafio adicional uma vez que o fluido estará sendo submetido a elevadas variações de pressão e de temperatura durante a sua circulação da superfície até o fundo do poço. Os efeitos de temperatura e pressão na reologia dos fluidos de perfuração foram estudados em diversos cenários. Artigos propuseram diferentes modelos reológicos com base em resultados experimentais para diversos tipos de fluidos. Contudo, como o cenário de exploração tende a ser se desenvolver em cenário de águas profundas e ultra profundas, os fluidos estarão expostos que temperaturas mais baixas e pressões mais críticas, o que gera uma demanda de estudos, artigos e publicações em novos cenários.
Keywords: Perfuração de poços
Fluidos de perfuração
Análise reológica
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::MECANICA, ELASTICIDADE E REOLOGIA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTOS, Marcelo Ribeiro Mendonça. Análise reológica de fluidos de perfuração. 2012. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRMSantos.pdf704.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.