Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19358
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fontanillas, Carlos Navarro | - |
dc.contributor.author | Paixão, Letícia Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-14T12:28:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:40Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19358 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Streaming | pt_BR |
dc.subject | Produção independente | pt_BR |
dc.subject | Indústria fonográfica | pt_BR |
dc.title | A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6896931539873241 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Araujo, Marcelo Castaneda de | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9559072716365586 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | De Marchi, Leonardo Gabriel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0657867646808573 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Administração |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LAPaixão.pdf | 412.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.