Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFontanillas, Carlos Navarro-
dc.contributor.authorPaixão, Letícia Abreu-
dc.date.accessioned2022-12-14T12:28:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationPAIXÃO, Letícia Abreu. A serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravada. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19358-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectProdução independentept_BR
dc.subjectIndústria fonográficapt_BR
dc.titleA serviço do mercado: a relação entre o streaming e a produção independente de música gravadapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6896931539873241pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Araujo, Marcelo Castaneda de-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586pt_BR
dc.contributor.referee1De Marchi, Leonardo Gabriel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657867646808573pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo identificar os principais aspectos da relação entre o streaming e a produção independente de música no mercado de música gravada a partir de um estudo exploratório focado na produção independente. A digitalização da música no final do século XX e a chegada turbulenta dos serviços de streaming em meados da década de 2010 reconfigurou as relações de trabalho e o modo de consumo de música no Brasil. Assim, decorrem-se desafios e necessidades, percebidos a partir da revisão teórica e da condução e análise de entrevistas semi estruturadas realizadas com profissionais da cadeia produtiva de música independente. De maneira geral, os resultados indicam que, apesar do uso extensivo das plataformas pelos consumidores de música, a remuneração proveniente do streaming não é uma fonte de renda para artistas desta classe, que acabam por utilizar este canal como meio de divulgação e descobertas musicais. Além disso, percebe-se que a música tem se tornado conteúdo, produto do marketing digital, e conclui-se que a classe artística não conhece a realidade na qual trabalha, o que indica saturação, precarização e uberização da produção de música.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAPaixão.pdf412.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.