Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19362
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoutinho, Luciano Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorUchoa, Marcelo Sarmet Moreira-
dc.date.accessioned2022-12-14T13:15:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:40Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationUCHOA, Marcelo Sarmet Moreira. Jogos de tabuleiro como metodologia na educação corporativa. 2021. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19362-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiropt_BR
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.titleJogos de tabuleiro como metodologia na educação corporativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0184738042395907pt_BR
dc.contributor.referee1Araujo, Marcelo Castaneda de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559072716365586pt_BR
dc.description.resumoAtravés de uma abordagem qualitativa com fins exploratórios esse estudo buscou analisar as potencialidades dos jogos de tabuleiro dentro de um ambiente corporativo, com foco na área de educação corporativa. O trabalho se inicia com um levantamento histórico de informações a respeito da origem e utilização dos jogos. Discutiu-se também sobre a definição e as responsabilidades da área de Gestão de pessoas, principalmente no que tange a educação corporativa. Em sua estruturação foram apresentadas diversas utilizações dos jogos principalmente em caráter educacional, mas também em outras áreas como recrutamento e seleção. Buscou-se discutir em quais áreas os jogos poderiam ser uma alternativa metodológica e também entender quais habilidades podem vir a ser desenvolvidas por eles. A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa bibliográfica nos bancos de dados: Periódicos UFRJ; Scielo. A partir da literatura encontrada, buscou-se evidências para caracterizar os jogos de tabuleiro como uma alternativa aos padrões executados hoje dentro da educação corporativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MSMUchoa.pdf315.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.