Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19378
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Tiago Lima da-
dc.contributor.authorJaconiano, Yasmim Ribeiro-
dc.date.accessioned2022-12-14T19:48:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:40Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19378-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectMétodo CHATpt_BR
dc.titleAplicação do método CHAT na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3937046669738188pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9822816922596180pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Gonçalves, Raoni Schroeder Borges-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7872803951931243pt_BR
dc.contributor.referee1Chipoline, Ingrid Cavalcanti-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3696559666280391pt_BR
dc.contributor.referee2Barros Neto, José Celestino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3333994385617211pt_BR
dc.contributor.referee3Michel, Ricardo Cunha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7631294110820860pt_BR
dc.description.resumoAo observar uma criança, é possível perceber que ela se encontra em constante mudança e muito disso deve-se ao fato de pequenos aprendizados que essa vai fazendo ao longo do seu crescimento. Alguns aprendizados ocorrem por pequenas observações de situações cotidianas, porém outras são fruto da convivência dela ou com outro grupo de crianças ou com os próprios parentes (adultos). Um dos métodos utilizados para o ensino e aprendizagem é o método de Jigsaw, nesse método, compreende-se que aprender determinado conteúdo torna-se muito mais fácil de uma maneira cooperativa, o que quer dizer que uns aprendem com os outros, ao invés de cada um aprender determinado assunto por si só. A ferramenta pedagógica usada no presente projeto encontra-se vinculada às propostas da teoria da atividade histórico-cultural (CHAT - Cultural Historical Activity Theory) por meio das proposições de Lev Vygotsky. Porque, a partir desse método, é possível fazer uma correlação entre as diversas formas de educação humana, ou seja, a cultura e a história presentes por trás de um indivíduo irão interferir na forma como o sistema educacional irá impactá-lo. O projeto consistiu em realizar experimentos com crianças de 5 e 6 anos da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEI – UFRJ), com o intuito de proporcionar o primeiro contato com a ciência, com foco em química. Por meio de reuniões realizadas com o corpo pedagógico da escola, foi possível fazer adaptações para que o projeto conseguisse atingir seu objetivo em seu diálogo com as crianças. O projeto foi realizado por duas mulheres para que também fosse possível trazer a figura da mulher como cientista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Yasmim Ribeiro Jaconiano.pdf699.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.