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dc.contributor.advisorBarcaui, André Baptista-
dc.contributor.authorAzevedo, Mariana Soares de-
dc.date.accessioned2022-12-14T20:57:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:40Z-
dc.date.issued2021-10-02-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Mariana Soares de. Diagnóstico do grau de gestão da inovação: um estudo de caso de uma empresa de pequeno porte do Rio de Janeiro. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19379-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectGestão da Inovaçãopt_BR
dc.subjectComércio varejistapt_BR
dc.subjectAlimentospt_BR
dc.titleDiagnóstico do grau de gestão da inovação: um estudo de caso de uma empresa de pequeno porte do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4046864343392884pt_BR
dc.description.resumoO ambiente econômico-político brasileiro não é identificado como o mais favorável para a abertura e desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Durante a pandemia do coronavírus, este quadro ficou ainda mais preocupante, o que, para muitas dessas empresas, pôde influenciar o foco somente no core business ao invés da opção pela diferenciação no mercado e inovação. Neste contexto, obter vantagem competitiva representa, também, a boa gerência da inovação. Dessa forma, este trabalho estuda como a gestão da inovação está presente em uma empresa de pequeno porte do setor de varejo alimentício do Rio de Janeiro, utilizando, assim, a estratégia de estudo de caso único. Para isso, a pesquisa contou com o diagnóstico do grau de gestão da inovação desta empresa, através do radar da inovação elaborado inicialmente por Mohanbir Sawhney (2006) e aprimorado por Bachmann e Destefani (2008), e investigou evidências através de entrevistas individuais baseadas em um questionário qualitativo, observação direta e pesquisa no meio virtual para exemplificar como a gestão da inovação está presente nas práticas da organização. Os resultados indicam que a empresa é uma inovadora sistêmica, ou seja, é aquela em que a inovação está presente na grande maioria das áreas e setores. Fato esse, refletido na sua busca constante por eficiência operacional e rapidez na adaptação ao mercado, haja vista de que representa, também, uma empresa em que há grande valor competitivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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