Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19391
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O corpo-voz do artista cênico |
Other Titles: | The body-voice of the scenic artist |
Author(s)/Inventor(s): | Reina, Larissa Liz Luna de Araújo Graciano |
Advisor: | Volpe, Marina Fernanda Elias |
Abstract: | Análise da ideia de utilizar a união das artes na dança em cena houve uma ressignificação do que é a dança e do que é a arte. A dança e a voz podem ser entendidas como um só corpo. Não sendo apenas uma voz e apenas uma dança, mas um único corpo em movimento, o uso da voz como movimentação em dança se transformando em dança. Esse trabalho apresenta uma análise o estudo da voz que dança, que some a tanto a dança quanto as outras linguagens artísticas em cena. A pesquisa é baseada no estudo da corporeidade da voz trazido por Fernando Aleixo e por experimentos de auto pesquisa. Verificou-se que há muitas possibilidades para a aplicação do estudo do corpo-voz em dança no meio da dança em si, quanto para outras linguagens da arte em cena. A partir desses resultados, podemos concluir que, o estudo do corpo-voz sendo utilizado para a indisciplinidade das linguagens das artes quanto para o aprimoração de uma delas. |
Keywords: | Voz Corpo-voz Corporeidade Voice Body-voice Corporeality |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA |
Production unit: | Escola de Educação Física e Desportos |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 24-Mar-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Dança |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LLLAGReina.pdf | 281.07 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.