Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19398
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo de membranas condutoras protônicas baseadas em redes semi-interpenetrantes poliméricas com o poli(estireno-co-álcool alílico)
Author(s)/Inventor(s): Capistrano, Evelyn Serrano de Marins
Anjos, Gullit Diego Cardoso dos
Advisor: Rocco, Ana Maria
Co-advisor: Pereira, Robson Pacheco
Abstract: No presente trabalho, foram sulfonadas e caracterizadas membranas de poli(estirenoco- álcool alílico), PSAA, utilizando razões molares entre o agente sulfonante e o polímero de 2:1; 1:1; 1:2; 1:4; 1:6; 1:8 e 1:10. Os resultados obtidos por Espectroscopia no Infravermelho, FTIR, confirmaram a presença de grupos sulfônicos ligados covalentemente à cadeia, enquanto as alterações na estrutura química oriundas dos diferentes graus de sulfonação foram também detectadas. A condutividade dos sistemas estudados foi da ordem de 10-5 -1cm-1 a temperatura ambiente. Em algumas composições foi detectado um comportamento de Arrhenius da condutividade protônica com a temperatura, na faixa estudada. Algumas composições do polímero apresentaram-se hidrossolúveis. Nesse sentido, procedeu-se a inserção do PSAA no meio reacional de reticulação do DGEBA (diglicidil eter do bisfenol A) com DDS (diamino difenil sulfona), obtendo-se sistemas poliméricos do tipo Semi-IPN. Para a obtenção das membranas semi-IPN, foram empregadas diferentes porcentagens em massa de PSAA, 50%, 47%, 44%, 41%, 38%, 33%, 29%, 23%, 17% e 9%, mantendo-se a razão molar DGEBA:DDS de 1:1. As caracterizações por FTIR confirmaram a formação da semi-IPN pelo desaparecimento ou diminuição da intensidade da banda (em diferentes composições) atribuída ao grupo epóxi do DGEBA em 916 cm-1. A caracterização por Espectroscopia de Impedância Eletroquímica, EIS, permitiu cálculos de condutividade das membranas dopadas com H3PO4 da ordem de 10-5 -1cm-1. Nas composições 44 e 41 % o comportamento da condutividade com a temperatura foi modelada por Arrhenius e a energia de ativação indica mecanismo de condução por Difusão Estrutural ou Grotthuss. Os resultados indicam que as membranas de semi-IPN estudadas no presente trabalho constituem um sistema promissor para aplicação em PEMFC em trabalhos futuros. Para tanto, propõe-se a sulfonação das membranas de Semi-IPN ou a sua dopagem com ácido fosfórico de maior concentração, de modo a elevar a condutividade protônica.
Keywords: Membranas
Polímeros
Células a combustível
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::POLIMEROS
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Jul-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAPISTRANO, Evelyn Serrano de Marins; ANJOS, Gullit Diego Cardoso dos. Estudo de membranas condutoras protônicas baseadas em redes semi-interpenetrantes poliméricas com o poli(estireno-co-álcool alílico). 2012. 101 f. TCC (Graduação) - Curso de Química Industrial, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Química Industrial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESMCapistrano.pdf39.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.