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dc.contributor.advisorVinha, Valeria Gonçalves da-
dc.contributor.authorFrança, Vinícius Costa Quariguasi-
dc.date.accessioned2017-05-09T17:47:26Z-
dc.date.available2017-05-11T03:00:11Z-
dc.date.issued2012-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1939-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectRecursos naturaispt_BR
dc.subjectSegurança sócioambientalpt_BR
dc.titleSustentabilidade e inovação no enfoque corporativo: o caso da Vale S.Apt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3280553357101647pt_BR
dc.contributor.referee1Mello, Maria Tereza Leopardi-
dc.contributor.referee2Pimentel, Gustavo-
dc.description.resumoEstudo introdutório, que procura discutir as questões atuais referentes à sustentabilidade e à inovação em grandes empresas, com foco em uma empresa de grande porte brasileira. São discutidas as principais correntes de pensamento sobre sustentabilidade e buscou-se entender e aproximar as visões antagônicas predominantes: a que defende que o desenvolvimento econômico gerado pelo capitalismo é um dos responsáveis pela exaustão dos recursos naturais e, portanto, deve ser detido em prol de uma segurança “sócioambiental” e a que, opostamente, crê que o capitalismo, por ser conceitualmente estimulador de inovações e novas tecnologias, promove, no longo prazo, o desenvolvimento sustentável. É apresentadao a política socioambiental da Vale, uma das maiores empresas mundiais e atuante em setores destrutivos dos recursos naturais (mineração/siderurgia), que busca atender aos novos desafios impostos por uma maior conscientização da sociedade e de seu representante institucional: o Poder Público. São detalhadas duas iniciativas na área da inovação com foco no desenvolvimento sustentável, visando minimizar os impactos causados às comunidades que habitam o entorno dos empreendimentos da empresa. Na parte final do trabalho, é desenvolvida uma discussão acerca da competição dos stakeholders pelo valor adicionado pela empresa, com a conclusão de que não parece claro para a empresa esse processo de divisão de valor e de que em muitas ocasiões a Vale ainda perde a batalha da comunicação adequada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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