Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19403
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estado marital e arranjo famílias e sua associação com fatores socioeconômicos, demográficos, índice de massa corporal e consumo alimentar de idosos assistidos pela estratégia de saúde da família de Macaé (RJ)
Author(s)/Inventor(s): Vicente, Milena Fernandes
Advisor: Ferreira, Célia Cristina Diogo
Abstract: Com a redução nas taxas de fecundidade e mortalidade em conjunto com o aumento na expectativa de vida, houve um crescimento da população idosa, de caráter mundial. No Brasil, esse crescimento tem ocorrido de maneira acelerada. Houve um aumento expressivo no número de idosos que residem só, o que reflete em uma nova configuração familiar, ressaltando o quão singular merece ser o cuidado com essa população. O objetivo do estudo foi associar o estado marital e arranjo familiar com fatores socioeconômicos, demográficos, índice de massa corporal e consumo alimentar de idosos assistidos por Unidades Básicas de Saúde da Família de Macaé (RJ). Por meio de visitas domiciliares foram aplicados questionários e coletados dados pessoais, avaliação socioeconômica, demográfica, aspectos dietéticos, antropométricos e de saúde de 269 idosos, de ambos os sexos; A amostra apresentou predominância do sexo feminino (62,2%), com maior frequência de faixa etária entre 60-69 anos (57,3%), ao arranjo familiar 17,2% dos idosos residiam só, enquanto 82,8% residiam acompanhados. No que tange ao estado marital 58,4% eram casados, 26,4% eram viúvos, 8,9% eram separados ou divorciados e 6,3% eram solteiros. O hábito alimentar foi associado ao morar só ou em companhia e estar ou não casado; houve diferença estatística em relação a companhia no momento da refeição desses idosos, demonstrando que, mesmo entre aqueles que moram sozinhos, haviam 10,9% que se alimentavam com companhia. Em relação aos macronutrientes e micronutrientes, entre os idosos casados e não casados, encontrou-se associação quanto ao consumo proteico, os demais micronutrientes quando não atingiam a recomendação encontraram-se aquém dos níveis preconizados, revelando consumo inadequado, os resultados também demonstraram que os homens consumiam quantidade inferior de fibras, havendo diferença entre o estado marital; os resultados referentes ao arranjo familiar foram semelhantes, de forma que o consumo de micronutrientes, em grande parte, não atingiram o valor mínimo suficiente para atender as necessidades desses indivíduos. Diante disso, foram encontrados indivíduos tanto em situação de baixo peso (18,6%) como com excesso de peso (48,3%), demonstrando a grande fragilidade dessa parcela da população. Com a tendência do aumento da expectativa de vida da população é esperado, a cada ano, que aumentem o número de idosos que moram sozinhos, isso, em conjunto com as particularidades do indivíduo idoso nos levam a necessidade de investigar de que forma se configura sua a rede de apoio, fomentando pesquisas que relacionem seus hábitos alimentares a fatores como arranjo familiar, estado marital, situação socioeconômica e assim, possam ser criadas estratégias e políticas de atenção a esses idosos.
Keywords: Idosos
Envelhecimento
Ingestão de alimentos
Relações familiares
Aged
Aging
Eating
Family relations
Atenção Primária à Saúde
Primary Health Care
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO::ANALISE NUTRICIONAL DE POPULACAO
Production unit: Instituto de Alimentação e Nutrição
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VICENTE, Fernandes Vicente. Estado marital e arranjo famílias e sua associação com fatores socioeconômicos, demográficos, índice de massa corporal e consumo alimentar de idosos assistidos pela estratégia de saúde da família de Macaé (RJ). 2018. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Campus Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2018.
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MFVICENTE.pdf499.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.