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dc.contributor.advisorSantos, Messias Tadeu Capistrano dos-
dc.contributor.authorGonçalves, Mariane Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-12-16T15:22:31Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:41Z-
dc.date.issued2022-08-03-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Mariane Rodrigues. User not found: imagens técnicas, cibercultura do terror e relações usuário - dispositivo. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19407-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCreepypastapt_BR
dc.subjectImagens técnicaspt_BR
dc.subjectCultura mídiaspt_BR
dc.titleUser not found: imagens técnicas, cibercultura do terror e relações usuário - dispositivopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoA pesquisa tem por objetivo investigar as relações que o público infanto-juvenil e seus responsáveis estabelecem com as imagens de lendas urbanas de terror que se propagam na internet e como suas narrativas impactam os espectadores, com base em uma fórmula viralizante de circulação pelos meios de comunicação e quais são os símbolos que essas imagens carregam ao longo da história da construção dos aparatos tecnológicos, ao mesmo tempo em que se discute o papel e importância dos diversos autores e artistas que produziram tais imagens e histórias. O trabalho dialoga com os conceitos de "funcionário" e imagens técnicas de Vilém Flusser, definições sobre o medo na cultura ocidental, a partir da história de Jean Delumeau, e os estudos sobre as relações de mídia e fantasmagoria de Jeffrey Sconce, para construir possíveis caminhos para o entendimento da questão. Serão utilizadas as histórias e imagens das creepypastas MoMo, User 666 e Sonic.exe, para que se possa traçar paralelos entre elas e os conceitos abordados. É possível compreender as relações de medo e incompreensão do espectador com as ferramentas digitais, analisando as premissas que constituem uma creepypasta, tendo em vista que o elemento fundamental dessas narrativas seja um mal ou ameaça que se torna real através do contato homem-dispositivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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