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http://hdl.handle.net/11422/19407
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Santos, Messias Tadeu Capistrano dos | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Mariane Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-16T15:22:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:41Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-03 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Mariane Rodrigues. User not found: imagens técnicas, cibercultura do terror e relações usuário - dispositivo. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19407 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Creepypasta | pt_BR |
dc.subject | Imagens técnicas | pt_BR |
dc.subject | Cultura mídias | pt_BR |
dc.title | User not found: imagens técnicas, cibercultura do terror e relações usuário - dispositivo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem por objetivo investigar as relações que o público infanto-juvenil e seus responsáveis estabelecem com as imagens de lendas urbanas de terror que se propagam na internet e como suas narrativas impactam os espectadores, com base em uma fórmula viralizante de circulação pelos meios de comunicação e quais são os símbolos que essas imagens carregam ao longo da história da construção dos aparatos tecnológicos, ao mesmo tempo em que se discute o papel e importância dos diversos autores e artistas que produziram tais imagens e histórias. O trabalho dialoga com os conceitos de "funcionário" e imagens técnicas de Vilém Flusser, definições sobre o medo na cultura ocidental, a partir da história de Jean Delumeau, e os estudos sobre as relações de mídia e fantasmagoria de Jeffrey Sconce, para construir possíveis caminhos para o entendimento da questão. Serão utilizadas as histórias e imagens das creepypastas MoMo, User 666 e Sonic.exe, para que se possa traçar paralelos entre elas e os conceitos abordados. É possível compreender as relações de medo e incompreensão do espectador com as ferramentas digitais, analisando as premissas que constituem uma creepypasta, tendo em vista que o elemento fundamental dessas narrativas seja um mal ou ameaça que se torna real através do contato homem-dispositivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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