Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19414
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Contribuições da música enquanto cuidado de enfermagem para o controle da ansiedade e estresse durante a gestação
Author(s)/Inventor(s): Portugal, Carolina Pinheiro
Advisor: Taets, Gunnar Glauco de Cunto Carelli
Abstract: Durante a fase gestacional a mulher pode vivenciar momentos de muito estresse psicológico, ansiedade, medo e dor. Esses sentimentos podem alterar alguns parâmetros de seus sinais vitais como batimentos cardíacos, pressão arterial, frequência respiratória e oxigenação. Por conta disso é de extrema importância que os sinais vitais sejam controlados, pois existem alguns distúrbios hipertensivos como hipertensão gestacional e pré-eclâmpsia (caracterizada por hipertensão, hemoconcentração e proteinúria), que precisam ser prevenidos durante esse momento gestacional. O objetivo do estudo é analisar a contribuição da música enquanto um cuidado de enfermagem para o controle da ansiedade e do estresse durante a gestação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória, aprovada pelo comitê de ética em pesquisa, no qual a coleta de dados se deu por meio de uma entrevista online, com a utilização de um formulário semiestruturado. As participantes foram nove mulheres gestantes primíparas de diferentes idades gestacionais. A análise dos dados foi realizada segundo análise de conteúdo de Bardin.
Keywords: Cuidados de enfermagem
Terapias complementares
Música
Gravidez
Nursing care
Complementary Therapies
Music
Pregnancy
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM::ENFERMAGEM OBSTETRICA
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 30-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Restrito
Citation: PORTUGAL, Carolina Pinheiro. Contribuições da música enquanto cuidado de enfermagem para o controle da ansiedade e estresse durante a gestação. 2022. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CPPORTUGAL.pdf120.27 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrict???


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.