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dc.contributor.advisorLima, Thiago Gomes de-
dc.contributor.authorOliva, Rafaela-
dc.date.accessioned2022-12-20T14:55:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:41Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationOLIVA, Rafaela. Contribuições da indústria 4.0 para implementação de modelos de negócios circulares no setor fashion: um estudo de caso de uma marca brasileira. 2022. 117 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19417-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectFashionpt_BR
dc.subjectCircular economypt_BR
dc.subjectIndustry 4.0pt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleContribuições da indústria 4.0 para implementação de modelos de negócios circulares no setor fashion: um estudo de caso de uma marca brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9619275258304148pt_BR
dc.contributor.referee1Candido, Juliana Damaris-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4376782478387743pt_BR
dc.contributor.referee2Vilaça, Luísa Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3256238251113615pt_BR
dc.description.resumoO mercado de moda contribui para a economia do país, além de ser um dos setores que mais emprega no mundo. O Brasil possui a maior cadeia têxtil completa do Ocidente, desde a produção das fibras até o varejo do vestuário. Porém é preocupante o grande impacto ambiental que o setor ocasiona. Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da indústria 4.0 para implementação de modelos de negócios circulares no setor fashion, portanto, foi realizado um estudo de caso de uma marca brasileira. Através de uma abordagem qualitativa e exploratória, analisou-se 26 cases do setor globalmente que serviram de inspiração para propostas de aplicação em uma marca brasileira que preza pela sustentabilidade. Foi possível identificar que as iniciativas estão concentradas em maior parte na etapa “uso e fim dos produtos” do Ciclo de Valor da Moda (18 casos). O atributo de circularidade de maior recorrência foi o “geração de resíduos” (18 casos), seguido pelo de “uso eficiente dos recursos” (16 casos). Sobre as tecnologias habilitadoras, percebe-se que a maior parte do setor não faz uso de nenhuma delas (13 casos) e as mais adotadas foram “inteligência artificial, processamento de dados (big data) e computação em nuvem (cloud computing)” (7 casos) e “manufatura digital” (7 casos). Portanto, este trabalho apresenta 13 propostas de oportunidades com fins circulares, nas 5 etapas do Ciclo de Valor da Moda, considerando o uso das 6 tecnologias habilitadoras citadas neste trabalho, em especial o usa da tecnologia RFID, para garantir que todos os produtos sejam reconhecidos automaticamente em instalações de reciclagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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