Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19449
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dc.contributor.advisorPereira, Patrícia Mallmann Souto-
dc.contributor.authorFerreira, Adriana Teixeira-
dc.date.accessioned2023-01-05T18:26:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:43Z-
dc.date.issued2022-07-26-
dc.identifier.citationFERREIRA, Adriana Teixeira. O protagonismo social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior: a mediação da informação realizada pelo coletivo autista da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2022. 142 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19449-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMediação da informaçãopt_BR
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.titleO protagonismo social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior: a mediação da informação realizada pelo coletivo autista da Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1325151429029790pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Robson Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7583404045542322pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Luzia Cristina Nogueira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8765993193502023pt_BR
dc.description.resumoConsiderando as ações de informação promovidas pelo Coletivo Autista da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAUFRJ), esta pesquisa objetiva compreender como a mediação da informação realizada pelo CAUFRJ contribui para o protagonismo social das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Ensino Superior e para a conscientização da comunidade acadêmica no combate ao capacitismo. O referencial teórico discorre sobre o acesso dessas pessoas ao Ensino Superior, os desafios que encontram nesse ambiente e a importância da informação para a conscientização da comunidade acadêmica sobre as demandas das pessoas com TEA que ali se encontram. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, documental, empírica e de abordagem mista. O questionário foi adotado como técnica de coleta de dados primários. Para esta pesquisa, três questionários foram elaborados, compostos com perguntas abertas e fechadas, que tiveram como públicos-alvo a diretoria do CAUFRJ, representada pela sua atual presidente, as pessoas com TEA ou em processo diagnóstico do CAUFRJ e a comunidade acadêmica da UFRJ. Dentre os principais resultados encontrados, ressaltamos as dificuldades que existem no ambiente acadêmico, apontadas pelos participantes do CAUFRJ que responderam o questionário, como sobrecarga, carga horária puxada, comunicação com os professores, trabalhos em grupo, interação, mudanças repentinas, questões sensoriais e pressão. Segundo os resultados, esses estudantes também são impactados na comunidade acadêmica pelo capacitismo, pela falta de informação da universidade sobre a comunidade autista e pela necessidade de melhorar o diálogo com a universidade. A mediação da informação realizada pelo CAUFRJ na UFRJ é feita através de posts informativos sobre o TEA no Instagram, por meio de textos escolhidos de acordo com o interesse geral das pessoas, bem como no atendimento das pessoas que procuram o Coletivo em razão das informações que são divulgadas. De acordo com a pesquisa, a pessoa com TEA é vista pela comunidade acadêmica da UFRJ, como “alguém que pode estar sentado ao meu lado agora mesmo e eu não perceber nenhum sinal”, o que pode muito estar associado ao perfil de alunos com TEA que ingressam no Ensino Superior, predominantemente do nível 1 de suporte. Aqueles que responderam que estudam ou trabalham com pessoas com TEA, predominantemente afirmaram que são bons alunos, bons colegas de sala de aula ou bons funcionários. Ainda de acordo com os resultados obtidos, a comunidade acadêmica da UFRJ que participou da pesquisa, reconhece o protagonismo social do Coletivo. Esta pesquisa tem como conclusão que as ações de mediação da informação realizadas pelo CAUFRJ podem contribuir para o protagonismo social das pessoas com TEA no Ensino Superior, bem como para a apropriação da informação que é capaz de promover a conscientização nos indivíduos. No entanto, para que o CAUFRJ alcance todo seu potencial, ainda precisa melhorar a representação das pessoas com TEA na UFRJ, o que pode ser dificultado pelo fato de suas demandas serem pouco ouvidas pela universidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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